Publicidade
Esportes
Craque

Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino começa nesta quarta (10) com apoio oficial

O torneio, organizado pela CBF e patrocinado pela Caixa Econômica Federal, será disputado entre os dias 10 de setembro e 29 de novembro e contará com a participação de 20 clubes de dez estados brasileiros 09/09/2014 às 13:36
Show 1
O futebol feminino no Brasil ainda sofre com discriminação
Jornal A Crítica ---

Técnico da seleção brasileira feminina de futebol desde abril, Vadão fez um apelo, ontem, durante o lançamento do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol-2014. “Apelo para que a gente jogue e incentive mais o futebol feminino no Brasil. Deixemos de lado esse preconceito que carregamos nas costas. Precisamos aumentar o número de jogadoras nos clubes. Temos uma grande dificuldade de captação de atletas”, afirmou o treinador, que já se diz “envolvido emocionalmente” com a modalidade.

O torneio, organizado pela CBF e patrocinado pela Caixa Econômica Federal, será disputado entre os dias 10 de setembro e 29 de novembro e contará com a participação de 20 clubes de dez estados brasileiros.

Das equipes de “camisa”, apenas Avaí, Bahia, Chapecoense, Botafogo, Náutico, Portuguesa, Sport e Vitória inscreveram suas atletas.

“Precisamos fomentar as divisões de base com competições regulares e permanentes. Daí serão reveladas as atletas que vão compor nossa seleção”, argumentou Aldo Rebelo, ministro do Esporte, também presente no evento de ontem. “O futebol abre perspectiva para as nossas garotas, é um mecanismo de inclusão social. Temos que valorizá-lo”, acrescentou.

R$ 10 milhões

Para a competição, a Caixa investiu cerca de R$ 10 milhões, que serão destinados à logística de deslocamento dos times, arbitragem, segurança, ambulância e tudo o que for necessário para que o “campeonato seja disputado nas melhores condições”, nas palavras de Gilson César Pereira Braga, superintendente nacional de Loterias da Caixa.

“A nossa intenção é fazer com que esse esporte tenha a estrutura necessária para se desenvolver”, completou.

O regulamento do Campeonato Brasileiro-2014 prevê quatro fases de disputas. Na primeira, serão quatro grupos de cinco clubes cada e se classificam dois times por chave.

Na segunda, as equipes formarão dois grupos de quatro equipes, com jogos de ida e volta. Dois clubes por chave avançam às semifinais, que consistem em disputas tipo “mata-mata”, também com jogos de ida e volta. Os vencedores de cada confronto brigam pelo título em duas partidas.

Publicidade
Publicidade