Campeonatos virtuais de taekwondo e karatê são promovidos por federações
Larissa Martins foi uma das campeãs do I Campeonato Virtual de Poomsae. Seguindo as ordens dos órgãos de saúde, atletas executaram técnicas de casa, gravaram e enviaram através de aplicativos de conversas
Driblando o período de distanciamento social em decorrência do combate à Covid-19, muitas modalidades esportivas vêm realizando eventos de maneira ‘online’. E neste final de semana, um campeonato de taekwondo e um campeonato de karatê utilizaram-se das tecnologias para manter a competitividade em dia. No primeiro caso, uma amazonense subiu no lugar mais alto do pódio.
No sábado (25), a Federação de Taekwondo do Estado do Amazonas (FTKDAM) promoveu o 1º Campeonato Virtual de Poomsae - modalidade que consiste na execução de movimentos de ataque e defesa contra um adversário imaginário. Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, a FTKDAM pediu que cada atleta filmasse os seus movimentos e enviasse o vídeo via WhatsApp, onde um grupo composto por quatro mestres avaliaram cada movimento.
Larissa Martins foi uma das campeãs dentre as noves categorias que foram disputadas. A atleta levou o ouro na classe Faixa Preta Sub-21 Feminino. “Tive que aprender um novo poomsae da minha graduação atual, que é a de faixa preta. Senti dificuldades por ter treinado sozinha, em casa, e sem ajudas dos professores, mas fiz pesquisas de movimentos e consegui atingir o sucesso do 1º lugar”, relatou a amazonense.
Larissa realizou o novo poomsae longe das academias. Foto: Acervo pessoal
Ainda em 2020, Larisa almeja participar da Copa Améria e da Copa Lira, que foram adiadas para setembro. O Campeonato Amazonense, que aconteceria em junho, também deve ser remarcado. “O convite surgiu da própria FTKDAM, que nos chamou por meio do WhatsApp, plataforma que utilizamos para enviar os vídeos e estar sob análises dos mestres”, completou a atleta. A competição também recebeu participantes de Barcelos e Novo Airão.
Virtualidade nacional
No karatê, a disputa já aconteceu em dois dias. No sábado (25) e ontem (26), foi realizado o I Campeonato Virtual Interclubes de Kata Virtual, com base em Minas Gerais. O certame recebeu 387 atletas e 46 academias de nove estados, de acordo com o professor Lisita. O Amazonas foi representado tanto por 20 atletas quanto pelo presidente da Federação Amazonense de Karatê (FAK), Sensei Washington Melo, como árbitro.
Algumas apresentações foram expostas na página do campeonato. Foto: Reprodução
“A ideia surgiu com a professora Kenia Peixoto, que queria movimentar os alunos da academia. O pessoal fez a inscrição normal, pelos clubes, e através do WhatsApp a gente foi chamando as categorias e anunciando os atletas. Assim, eles gravavam os vídeos dentro de casa, o que era um pré-requisito, não podia ser na academia, e enviavam em grupos”, explicou o professor Lisata, um dos responsáveis pela iniciativa.