Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
publicidade
1.gif
publicidade
publicidade

Craque

Capoeira é declarada patrimônio imaterial da humanidade

Uma das maiores expressões culturais afro-americanas, a capoeira foi outorgada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, e mestres do Amazonas comentaram o anúncio


26/11/2014 às 19:55

Uma das maiores expressões da resistência cultural afro-brasileira, a capoeira foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

A outorga, realizada em reunião da instituição internacional nesta quarta-feira (26), em Paris, França, repercutiu nos quatro cantos do País e em Manaus, cidade repleta de grupos de capoeira, não haveria de ser diferente.

O mestre Cacá Bonates, do grupo Mutambé, comentou o anúncio feito pela Unesco com parcimônia. “Esperamos que não seja só um título, mas que se crie políticas públicas de preservação dessa cultura e desses saberes”, declarou.

Segundo Cacá, a capoeira vem se modificando durante os anos, mas os grupos mais tradicionais ainda preservam as bases da cultura dessa manifestação cultural que mistura esporte, dança, filosofia e tradição

publicidade

Benefícios para o corpo

Educador física e instrutor de capoeira, o Mestre Bahia explica que a capoeira não tem restrições e pode ser jogada por pessoas de todas as idades.“A capoeira é uma das atividades físicas mais completas, pois trabalha todos os músculos do corpo. Em uma aula, você chega a perder até 600 calorias”, disse.




publicidade
publicidade
Contratos de patrocínio da Petrobras passam por revisão, diz Bolsonaro
AM é escolhido para sediar a Conferência Norte dos Jogos Universitários Brasileiros
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.