Sábado, 14 de Dezembro de 2019
Inchou geral

CBF aumenta quantidade de clubes no Brasileirão da Série D

Competição que reúnes os clubes da Quarta Divisão do futebol brasileiro contará com 48 equipes nesta temporada



0002050127100_img.png Competição passa a ter 48 clubes na edição de 2016.
15/03/2016 às 17:25

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira (15) novidades em relação à disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. O torneio ganhou novo formato para a edição de 2016. Com o objetivo de integrar cada vez mais clubes ao calendário anual das competições, oito clubes foram incorporados a disputa deste ano. Assim, a Quarta Divisão do futebol nacional passa a ser disputada com 48 times.

Para a distribuição das oito novas vagas, levou-se em consideração o Ranking Nacional das Federações de 2016. Com isso, o estado de São Paulo terá quatro times, Rio de Janeiro e Minas Gerais com três equipes, enquanto, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Paraná, Rio Grande do Norte, Pará e Ceará agora terão dois times no torneio. Os demais estados terão um representante.



O Nacional continua sendo o único representante do Amazonas na luta pelo acesso à Série C do Campeonato Brasil.

Com a novidade, o sistema de disputa será alterado para 12 grupos de quatro clubes cada, com jogos de ida e volta dentro do grupo. Classificam-se para a segunda fase os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados, totalizando 32 clubes. A partir da segunda fase, a competição será disputada através do sistema mata-mata até a sua conclusão. Os quatro primeiros colocados asseguram o acesso à Terceira Divisão.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.