Publicidade
Esportes
‘Nadapedalacorre’

Challenge Amazônia reunirá 1.200 atletas na Ponta Negra no domingo (20)

Competição internacional de triatlo vai reunir as maiores feras no esporte que une natação, ciclismo e atletismo. As mulheres são a maioria das inscritas na Corrida de 5 km que faz parte do evento e prometem “bombar” na pista 16/03/2016 às 12:54
Show 784884d8 8fdd 43db beb1 9635fd24a908
Challenge Amazônia deve ter seis horas de duração entre corrida, natação e ciclismo.
Mauro Neto/Sejel Manaus (AM)

Faltam exatamente três dias para um dos maiores eventos de triathlon do mundo, o Challenge Amazônia desembarca em Manaus neste domingo (20), a partir das 6h, na Ponta Negra, na Zona Oeste da capital. A competição, que é chancelada pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) e pela Federação de Triathon do Amazonas (Fetriam), totaliza 113 quilômetros e uma média de seis horas de prova.

A primeira etapa da prova, com largada às 6h, será dos 1.900 metros de natação. Depois, os triatletas seguem para completar 90 km de bike, saindo da Ponta Negra rumo à ponte Rio Negro (AM -070), e retornando ao Complexo. Completado o circuito de bicicleta será a vez de encarar os 21 km de corrida em percurso plano na Ponta Negra novamente.

A competição, que tem o apoio do Governo do Estado do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), será disputada por vários atletas locais e deve ter seis horas de duração. O titular da Sejel comentou sobre a etapa e disse que Manaus já se tornou point das competições de triathlon no Brasil.  

“A capital amazonense está acostumada a organizar ótimos eventos de triathlon, incluindo diversas etapas do calendário local da Fetriam, provas de Campeonato Brasileiro e da ITU (International Triathlon Union), além de uma das melhores etapas do Circuito Nacional Sesc Triathlon. Experiênica e capacidade a Cidade já provou que tem e tenho certeza que vamos alcançar um outro patamar com este evento, mostrando o nosso potencial aos diversas atletas daqui e de fora", disse.

Categorias

Pelo Challenge, três categorias estarão em disputa, sendo Elite, Revezamento, e por Idades (a cada cinco anos, a partir de 18 até 60 anos), todos nos naipes masculino e feminino. Ao todo, 200 atletas participarão desta competição.

"O Elite do Challenge não funciona por inscrição, mas sim através de um ranking próprio da CBTri, que avalia a pontuação dos colocados. Por isso, é uma prova extremamente difícil, onde estão apenas os melhores, proporcionando um espetáculo ao público", considerou o presidente da Fetriam, Antonio Neto, convidando a população a prestigiar a prova internacional.

Entre os grandes nomes que estarão figurando o Challenge Amazônia, está o goianiense Santiago Ascenço. Sua brilhante carreira começou bem cedo, com apenas 13 anos. Aos 15, ganhou sua primeira medalha internacional após conquistar o título do Pan-Americano, na República Dominicana. Com 17, se profissionalizou e já era considerado um dos 10 principais triatletas do Brasil. Atualmente, ele soma mais de 20 títulos no cenário nacional e internacional, entre eles o Ironman 70.3.

Quem também é presença confirmada é a "mulher de ferro" Ariane Monticeli, que foi a única do sexo femino na história, depois de Fernanda Keller, a ganhar um Ironman. "Tenho muita determinação e paciência. Eu cai muitas vezes antes de chegar onde cheguei, o importante é o que você faz com cada tombo. Levantar e seguir em frente sempre é importante. Trabalhar duro e não desanimar. O resultado vem para quem nunca desiste", frisa a triatleta.

Mulheres em "peso"

Simultaneamente ao Challenge Amazônia, acontece no domingo, dia 20, a corrida Run 5K,com largada às 7h, no Anfiteatro da Ponta Negra. Ao todo, 1 mil pessoas estão inscritas na prova e o curioso é que mais da metade dos participantes são mulheres, que em "peso" vão tomar conta da pista e disputar a melhor colocação.

"A gente se surpreendeu com a quantidade de mulhres inscritas nesta prova. A cada ano, o sexo feminino vem aumentando sua participação nas corridas, mas nesta competição bateu o recorde, sendo representadas por 62% dos inscritos. Um número excelente", vibrou Antonio Neto.

As entregas dos kits da corrida serão na sexta-feira, 18, e sábado, 19, a partir das 11h até às 19h, no Tropical Hotel Manaus, Estrada da Ponta Negra S/N.

Programação do Challenge Amazônia:

4h - Abertura da Área de Transição - Praia da Ponta Negra

5h30 - Fechamento da Área de Transição

6h00 - Início do Challenge Amazônia – Largada Elite Masculina

6h03 - Largada Elite - Praia da Ponta Negra

6h10 - Largada Faixa Etária e Equipes de Revezamento - Praia da Ponta Negra

11h15 às 15h - Bike Check Out

12h – Cerimônia de premiação da Elite para Imprensa - Tropical Manaus Ecoresort

14h - Premiação - Challenge Half Distance Elite, Faixa Etária e Equipes de Revezamento - Tropical Manaus Ecoresort

Publicidade
Publicidade