Publicidade
Esportes
Craque

Circuito Nacional dos Correios de Tênis aporta em Manaus

De acordo com o gerente de eventos da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Dennis Foster, o circuito corresponde a seis etapas que acontecem durante o ano. Ainda segundo ele, é a terceira vez que Manaus recebe o circuito e os torneios acontecem na cidade desde o último sábado (8) 12/06/2013 às 15:04
Show 1
Um dos representantes do Amazonas é o estudante Pedro de Paula (à dir.), 17, que cursa o terceiro ano do ensino médio
Laynna Feitoza Manaus, AM

Cerca de 194 tenistas de todo o Brasil desembarcam em Manaus para participar do Circuito Nacional dos Correios de Tênis - 3ª etapa, que teve  o  anúncio oficial na capital amazonense nesta terça-feira (11), na Academia de Tênis, localizada na Ponta Negra. Seis representantes do Amazonas integram o rol de tenistas em formação que fazem parte do circuito, cuja categoria abordada nesta edição é a infanto-juvenil, unindo esportistas de 12 a 25 anos. Ao todo, 154 tenistas pertencem ao grupo A, e os outros 40 ao grupo 1.

De acordo com o gerente de eventos da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Dennis Foster, o circuito corresponde a seis etapas que acontecem durante o ano. Ainda segundo ele, é a terceira vez que Manaus recebe o circuito e os torneios acontecem na cidade desde o último sábado (8), com os tenistas do grupo 1. Já os competidores do grupo A começam o torneio nesta quinta (11).

“Hoje (terça) estamos encerrando o grupo 1, que é o grupo dos menos rankiados. Iniciamos no sábado (8) com este grupo, e seguimos no domingo (09) e segunda (10). Tivemos as finais da parte da manhã e na quinta-feira inicia os torneios do grupo A, que possui os tenistas melhores colocados na competição. O grupo A joga nesta quinta (13), sexta (14), sábado (15) e domingo (16)”, pontuou Foster. Os jogos acontecem no horário de 9h às 18h. nas quadras da Academia de Tênis. A entrada é gratuita.

A primeira etapa do Circuito Nacional dos correios aconteceu em Natal (RN); a segunda, em São José do Rio Preto (SP); e a terceira em Manaus, segundo o assessor de imprensa da CBT, Rubens Lisboa. A próxima etapa deve acontecer em Brasília, por meio do Campeonato Brasileiro Infanto Juvenil de Tênis, e na sequência as cidades do Rio de Janeiro e Curitiba devem receber a competição, conforme Lisboa.

“O objetivo do circuito é formar tenistas, trabalhar com esportistas em formação. Os preparamos em um processo que vai colocando os tenistas para jogar em alto nível, para que daqui a alguns anos eles estejam preparados para jogar torneios fora”, assegurou Lisboa, lembrando que os brasileiros têm tido bons resultados nos Mundiais.

“O Brasil tirou a terceira colocação no Mundial de tênis na categoria 16 anos, foi o quarto colocado no Mundial de 14 anos, e têm sido campeão sul-americano todos os anos, com equipes de 12, 14 e 16 anos. Nossa formação vem crescendo a partir desse circuito”, colocou Rubens.

Um dos representantes do Amazonas é o estudante Pedro de Paula, 17, que cursa o terceiro ano do ensino médio. Fã do tenista espanhol David Ferrer, o garoto já participou do Circuito dos Correios em São José do Rio Preto e explicou como é a sua preparação.

“Eu treino três horas por dia de tênis e uma hora de físico. O tênis é muito bom porque são várias as situações que enfrentamos na quadra e absorvemos experiência, tanto como jogador, quanto como pessoa”, concluiu ele, que alega ter como sonho maior viver do esporte. Além de Pedro, a equipe dos jovens tenistas amazonenses no circuito é composta por Bruno Oliveira Ferreira, Pablo de Oliveira, Paulo Victor Silva, Tassane Cruz Abrahim e Julia Castro Lobo.

Publicidade
Publicidade