Publicidade
Esportes
Craque

CMM aprova indicação para criação do Museu do Futebol Amazonense

Para o autor da proposta, Manaus, por ser uma das subsedes da Copa do Mundo, deve oferecer um local que conte a história do esporte local 08/10/2013 às 18:53
Show 1
A Arena da Amazônia, que irá sediar quatro jogos da Copa do Mundo, está chegando à 85% das obras concluídas
acritica.com* Manaus (AM)

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, hoje, a Indicação, do vereador Professor Samuel (PPS)  ao governador do Estado Omar Aziz (PSD), pedindo a criação do Museu do Futebol do Amazonas nas dependências do Estádio Arena Amazônia ou no Centro da capital.

Para o vereador, Manaus sendo uma das 12 subsedes da Copa do Mundo de 2014, deve oferecer aos turistas brasileiros e estrangeiros um local que conte a história do futebol local com seus jogadores, técnicos,  times e torcidas.

“Além de beneficiar os turistas que  visitarem a cidade, a proposta irá resgatar a história do futebol amazonense e poderá ser levada de forma mais abrangente de geração em geração”, justificou o parlamentar.

Segundo o vereador, em São Paulo, a prefeitura inaugurou em 2008 um museu temático dedicado ao futebol e que foi construído no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, antigo Estádio Municipal do Pacaembu. “Seguindo este exemplo, também podemos construir um museu e contar a história daqueles que iniciaram e mantiveram o esporte na capital”, defendeu Samuel.

O museu, de acordo com a indicação, abrigará objetos, fotografias, troféus, vídeos, películas e outros elementos ou formas de expressão e documentação que retratem a memória da história do futebol amazonense.

Pela proposta do vereador, o Poder Público Municipal poderá receber, sob forma de doação, material que, após seleção e análise feita por uma equipe de historiadores, será incorporado ao acervo do Museu. “Somos todos cidadãos amazonenses e não podemos ignorar o esforço, as lutas, os trabalhos e as memórias daqueles que batalharam em prol da perpetuação e difusão do futebol no Amazonas”, finalizou o parlamentar.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade