Publicidade
Esportes
Craque

Com a Copa de Tênis de Mesa, organizadores querem massificar a prática do esporte em Manaus

Torneio quer revelar talentos como André Murchié, que começou no tênis de mesa por acaso e já fez história no esporte 14/09/2014 às 11:39
Show 1
André Murchié é a principal promessa da nova geração do Tênis de Mesa amazonense com chances de representar o estado nas Olimpíadas de 2020
Felipe de Paula ---

A Copa Cidade de Manaus de Tênis de Mesa, que chega a sua sexta edição na próxima sexta-feira (19), nasceu com o intuito de massificar a prática do tênis de mesa na cidade de Manaus e já revelou atletas do nível de Israel Barreto, Mario Costa e Lígia Silva, atletas cujos expressivos resultados nacionais e internacionais na modalidade os colocam tranquilamento no “hall da fama” do esporte amazonense.

Apostando na vocação para atrair novos adeptos à modalidade, o torneio deste ano incluirá duas categorias só para jovens iniciantes: A (até dez anos) e B (de 11 a 14 anos). Com isso, os organizadores do evento acreditam que pretendem nivelar de maneira mais justa a disputa entre os “marinheiros de primeira viagem”, que costumam ser facilmente batidos por atletas com mais experiência.

“Esse evento já trouxe vários atletas, vários bons mesatenistas saíram de lá. Muita gente começou (a treinar) por causa dele, creio que estamos chegando em um nível bom (na revelação de novos atletas)”, diz Mario Costa, atleta, treinador e coordenador da Copa Cidade de Manaus.

Embora não tenha sido revelado por este torneio em si, o jovem André Murchié, de 13 anos, mostra o potencial que o tênis de mesa amazonense tem para gerar novos atletas. André, que irá competir a Copa Cidade de Manaus nas categorias Mirim e Absoluto é um exemplo de como o talento verdadeiro só precisa de um empurrãozinho para apa-recer.

Quase sem querer

Apaixonado por esportes, André costumava esperar com ansiedade a hora da recreação na aula de Educação Física para jogar futebol com os colegas. Um dia, o professor que trazia a bola para os garotos jogarem faltou e André foi convidado por um amigo a jogar tênis de mesa.

Pegou o gosto e, mais do que isso, o jeito para o esporte. Mostrou talento e evoluiu rápido, migrando de vez para a modalidade na qual tem se destacado como o melhor atleta do tênis de mesa amazonense de sua geração.

Em pouco tempo, Murchié já conquistou títulos nacionais e internais representando o Amazonas e o Brasil em diversas competições. Tem dois títulos de campeão amazonense, três de Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) e um de Copa do Brasil, circuito de torneio nacionais jogado em várias regiões.

No ano passado, André foi terceiro no campeonato brasileiro e se credenciou para disputar uma vaga na seleção brasileira. Ganhou a vaga e viajou para o Latino-Americano na Guatemala, onde foi ainda mais longe e trouxe três medalhas para casa (ouro, por equipes; prata, por duplas; e bronze, no individual).

“Fico imaginando o que eu estaria fazendo se o professor tivesse trazido a bola naquele dia”, brincou o campeão.

Inscrições vão até quinta-feira

As inscrições para a 6ª edição da Copa Cidade de Manaus de Tênis de Mesa custam 30 por competidor e seguem até o próximo dia 18, podendo ser realizadas no horário comercial, na Fundação Vila Olímpica de Manaus, situada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste.

O torneio, que será realizado de 19 a 21 deste mês, no salão de vidros do Shopping Studio 5, no Japiim, zona Sul de Manaus, será dividido em sete categorias: mirim, infantil, juvenil, absoluto (livre) e veteranos, além das duas categorias de iniciantes A (até dez anos) e iniciantes b (de 11 a 14 anos).

O evento é realizado em parceria com a Federação de Tênis de Mesa do Amazonas (FTMA).

Publicidade
Publicidade