Terça-feira, 22 de Outubro de 2019
Craque

Com dois amazonenses, seleção brasileira de luta olímpica viaja para Peru

A seleção brasileira de luta olímpica cadete embarcou nesta terça-feira (17), com destino a Lima (Peru), sede dos Jogos Sul-Americanos da Juventude (até 18 anos)



1.jpg Eles fazem uma escala em São Paulo, onde se juntarão aos demais integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB)
18/09/2013 às 14:30

Depois de mais de duas semanas de intensos treinos no Centro de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), na Vila Olímpica de Manaus, a seleção brasileira de luta olímpica cadete embarcou nesta terça-feira (17), com destino a Lima (Peru), sede dos Jogos Sul-Americanos da Juventude (até 18 anos). Antes, eles fazem uma escala em São Paulo, onde se juntarão aos demais integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O embarque para a capital peruana acontece na quinta-feira (19).

Para o técnico da seleção brasileira de luta olímpica, o amazonense Helton Henrique, a preparação em Manaus foi importante para a troca de experiência, uma vez que o Estado é uma das referências nacionais da modalidade. “Os treinos foram puxados, de segunda a sábado, e seguimos uma planilha enviada pelo COB”, declarou Helton Henrique.



Dos seis atletas da seleção canarinho de luta olímpica, dois são do Amazonas, dois do Rio de Janeiro, um do Espírito Santo e um de São Paulo.

ESTREIA INTERNACIONAL

O amazonense David Washington (16), do estilo livre masculino categoria até 54 kg, faz sua estréia na competição de olho numa medalha. “Estou um pouco ansioso, mas eu me preparei pra isso e vou atrás da medalha”, confessou David.

Já o paulista Guilherme Dias, 16, conquistou a prata no Pan-Americano Cadete em Medelin (Colômbia) no mês de agosto e mira mais uma conquista. “Estou preparado, pois venho de uma competição internacional e vou com tudo pra cima deles”, frisou o atleta que compete no estilo greco-romano.

INTERCÂMBIO

O secretário executivo da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), Anderson Souza, destacou a importância de uma competição internacional. “Uma medalha internacional é muito importante para o atleta, pois abre muitas portas, dando acesso a programas como o Bolsa-Atleta do Governo Federal”, declarou.

 Além do Brasil e do Peru, os Jogos Sul-Americanos da Juventude terão a participação da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Argentina, Panamá, Paraguai, Venezuela, Uruguai, Aruba, Guiana e Suriname.


SELEÇÃO BRASILEIRA

Raphael Conceição Souza  - estilo greco-romano masculino, categoria 69 kg, Rio de Janeiro

Guilherme Dias , estilo greco-romano masculino, categoria 85 kg, São Paulo

David Oliveira , 15, estilo livre masculino, categoria 46 kg, Amazonas

David Washington , 16, estilo livre masculino, categoria 54 kg, Amazonas

Rafael Crystello , 16, estilo livre masculino, categoria  100 kg, Espírito Santo

 Fabiana Alcântara, 16, estilo livre feminino, categoria 70 kg, Rio de Janeiro

*Com informações de assessoria.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.