Quinta-feira, 18 de Abril de 2019
publicidade
SELE__O-FEMININA-UNIVERSIT_RIA-OURO-UNIVERS_ADE-2017-CBDU_2-768x512.jpeg
publicidade
publicidade

É ouro!

Com ex-Hulks, futebol feminino do Brasil leva ouro na Universíade

Equipe brasileira venceu o Japão na prorrogação e ficou com o título na Universíade de Verão, em Taipei; entre as campeãs, ex-atletas do Iranduba como Bruna Calderan, Nathane, Maike e Roberta brilharam no time verde-amarelo


28/08/2017 às 15:30

O que não faltou foi emoção em Taipei com a final do futebol feminino da Universíade de Verão Taipei 2017, entre Brasil e Japão, nesta segunda-feira (28). Após o placar zerado no tempo normal, com várias tentativas a gol da parte brasileira, o jogo foi para a prorrogação e seguiu tenso até o final do segundo tempo, quando o gol do Brasil foi marcado, de cabeça, por Diany Xavier. Vitória brasileira e festa no estádio Fu Jen Catholic University Stadium, onde a população taiwanesa torceu em peso para o time verde e amarelo.

“Eu já estava ficando cansada, mas eu falei para o técnico para me dar mais três minutos, porque Deus daria força aos cansados”, disse Diany, autora do gol dourado do Brasil, que lembrou ainda da família e dos amigos: “Eu pensei em tudo o que a gente já passou no Brasil, porque no futebol feminino a gente luta para estar aqui. A gente estuda, trabalha e faz o que ama”, comentou.

A Seleção Brasileira conta no elenco com ex-jogadoras do Iranduba, entre elas as laterais Bruna Calderan e Roberta Scrhoeder, além da goleira Maike Weber e da atacante Nathane Faben. Segundo o técnico, Maurício Moraes Salgado, foi uma partida dura. “O jogo foi exatamente o que a gente sabia que ia ser, um jogo duro. O Japão é uma equipe muito intensa”, avaliou.

Campanha das brasileiras 

O futebol feminino brasileiro estreou na Universíade de Verão em partida contra a Colômbia, um dia antes da abertura da competição, no dia 18 de agosto. Com placar elástico de 17 a 0, a equipe brasileira venceu o primeiro desafio e seguiu para a disputa contra o Japão, no dia 22, ainda pela fase de grupos, com placar final de 3 a 1.

Já nas quartas de final, o Brasil enfrentou o Canadá, no dia 24. Com placar mais apertado, o time verde e amarelo finalizou a partida em 1 a 0, com gol de Carla Jéssica. Na semifinal, no dia 26, contra a Rússia, as brasileiras marcaram um gol aos 29 minutos do primeiro tempo, com Giovanna de Oliveira, colocando o Brasil na grande final.

O futebol feminino já havia sido campeão nas Universíades de 2001, em Pequim, na China, e em 2005, em Izmir, na Turquia.

Summer Universiade 2017

A Universíade de Verão 2017 acontece em Taipei, capital de Taiwan, entre 19 e 30 de agosto, e contempla 21 modalidades: atletismo, basquetebol, saltos ornamentais, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, tênis, voleibol, polo aquático, tiro com arco, badminton, beisebol, golfe, patinação, halterofilismo e wushu.

As competições são realizadas em mais de 70 praças esportivas e reúnem cerca de 10 mil alunos-atletas de mais de 170 países.
O Brasil está presente em 14 modalidades esportivas, representado por uma delegação de 300 pessoas, dentre atletas, comissão técnica e oficiais. Dezenove olímpicos compõem a forte delegação, nas modalidades atletismo, esgrima, natação, saltos ornamentais e taekwondo.

Além das cinco, a equipe UBRASIL ainda participa nas modalidades badminton, ginástica rítmica, wushu, judô, tênis, tênis de mesa, voleibol, futebol e levantamento de peso.

*Com informações da assessoria

publicidade
publicidade
Jair Bolsonaro está na lista dos 100 mais influentes da revista Time
Casal é preso por roubar celular e R$ 490 de avós de 80 e 72 anos em Iranduba
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.