Publicidade
Esportes
Goleada de 6 a 0

Com goleada de 6 a 0, Abílio Nery conquista o tricampeonato do Amazonense de Futsal

Com o título, o time garantiu vaga na Taça Brasil de Clubes. Mas antes representará o Amazonas na Liga Norte de Futsal, em Porto Velho 02/11/2016 às 10:33 - Atualizado em 02/11/2016 às 11:44
Show show image
O time atropelou a equipe do Estrela do Norte em final do Campeonato Amazonense de Futsal Adulto – Série Ouro 2016, disputado na Arena Amadeu Teixeira
Jéssica Santos Manaus (AM)

O Abílio Nery Esporte Clube atropelou a equipe do Estrela do Norte com um placar de 6 a 0, na noite de desta terça-feira (1), sagrando-se tricampeão do Campeonato Amazonense de Futsal Adulto – Série Ouro 2016, disputado em Manaus. Os times tiveram trajetórias idênticas até a final, e a goleada do Abílio Nery surpreendeu tanto o público quanto a equipe técnica do Estrela.

A partida

A torcida lotou boa parte da Arena Amadeu Teixeira para assistir a grande final do Campeonato Amazonenses de Futsal Adulto. Logo no início do jogo, os dois times se mostraram ágeis, com marcação e ataques rápidos. Várias chances para os dois lados e de tanto insistir, aos 4 minutos o camisa 4 do Abílio Nery, Diego Monteiro, chuta com confiança na lateral esquerda e abre o marcador. No minuto seguinte o camisa 19, Diego Almeida, amplia após um rápido ataque pela esquerda.

O Estrela do Norte ficou sem espaço para atacar, devido à marcação em bloco do time do Abílio, que aproveitou os contra-ataques para marcar cerrado. Devido às duras marcações, Thiago Andrade, do Estrela, foi expulso, complicando ainda mais a situação do time. A partir daí, o jogo ficou violento.

Na etapa final, o Estrela do Norte chegou bastante ofensivo, sempre pela esquerda, mas quem se destacou foi o goleiro Pedro Henrique, do Abílio, que fechou o arco e nenhuma das muitas finalizações adversárias terminou em gol. Enquanto isso, o Abílio Nery seguiu nos contra-ataques até que, numa bela triangulação do ataque do Abílio, nasceu o terceiro gol do time. Foi quando a grande torcida do Estrela começou a deixar a Arena, descontente com o desempenho do time.

Faltavam 6 minutos para o fim da partida quando o goleiro do Estrela foi para a linha tentar buscar o resultado, mas a estratégia deu errado e o Estrela não conseguiu o gol, devido à bela defesa do adversário. O Abílio acabou marcando mais três gols, dois com Diego Almeida e um de Luiz Alberto, que fechou a goleada, para a alegria do tricampeão amazonense.

Abílio Nery

O técnico do Abílio, Jota Gonçalves, comanda o time há sete anos, e falou da trajetória vitoriosa da equipe – após levar um banho de balde de gelo na cabeça jogado pelos atletas. “Trabalhamos, focamos, e não há duvida: merecemos. E essa vitória não é só minha, é de todos. Nós fizemos um trabalho a longo prazo, fizemos planejamento de jogo, estudamos o adversário”, disse. O técnico afirmou ainda que o resultado positivo se deve ao trabalho feito para a defesa do time.

Um dos destaques da partida, o goleiro do Abílio, Pedro, falou a que se deve a vitória da equipe. “Nós só temos a agradecer ao empenho da equipe, ao presidente Mário Sardinha, que banca o time sozinho, ao preparador de goleiros Paulo Guedes, pois sem ele, minha atuação boa, como foi, não seria possível. Não vencemos à toa, pois é nossa sexta final em sete anos e, graças a Deus, meu oitavo título pessoal nesse campeonato. O grupo está de parabéns!”, declarou Pedro Henrique.

Outro jogador que falou sobre a vitória foi o artilheiro da noite, Diego Almeida. “Agradeço a Deus pela vitória. Nós treinamos muito, até sábado, domingo e feriados. Esse time está junto desde o sub-17. Somos unidos e agora vamos para a Liga Norte. Espero que também possamos trazer um excelente resultado de lá”, finalilzou. 

Liga Norte de Futsal

O Abílio Nery viaja no próximo dia 10 para a cidade de Porto Velho, onde vai representar o Amazonas na Liga Norte de Futsal. Ao vencer o Campeonato Amazonense, o time também conquistou vaga para a Taça Brasil de Clubes, em 2017. A competição é a mais importante do País, e o Amazonas está na primeira divisão da disputa, na categoria Adulto, segundo informou o presidente da Federação Amazonense de Futsal, Tarcísio Anchieta.

Estrela do Norte

O presidente do time Estrela do Norte, Cleudinei Lopes, lamentou a derrota do time. “Acabamos levando dois gols logo no início, e depois tivemos um jogador expulso, o que nos desanimou. O goleiro da equipe deles também foi muito feliz e fez a diferença defendendo todas as chances que tivemos. São coisas do futebol, mas o saldo é positivo, já que é o primeiro ano da Estrela no futsal, e conseguimos chegar a essa final. Mas o trabalho continua, para virmos ano que vem, mais fortes ainda”, ponderou.

A equipe Estrela do Norte foi formada há um ano, venceu a primeira e segunda etapas da Copa Manaus de Beach Soccer, e disputará a seletiva para o campeonato brasileiro da modalidade, no ano que vem. No futsal, a equipe chegou à final sob o comando de Ronélia Viana, que vinha de excelentes resultados com o time.

Publicidade
Publicidade