Segunda-feira, 17 de Maio de 2021
Goleada

Com hat-trick de Vanilson, Manaus goleia Jaraguá e avança na Copa do Brasil

Graças ao placar elástico de 4 a 1, o Gavião do Norte agora enfrentará o Bahia, em Salvador, na sequência da competição nacional



WhatsApp_Image_2021-03-26_at_16.56.24_8D813742-9FB7-4773-AFB3-A01755B4D82E.jpeg Foto: Bruno Corsino/Manaus FC
26/03/2021 às 17:09

No duelo dos Gaviões, o Manaus não tomou conhecimento do Jaraguá e goleou por de 4 a 1, na tarde desta sexta-feira (26), no estádio Jânio Moraes, o Laranjão, pela primeira fase da Copa do Brasil. Com hat-trick de Vanilson e gol de Guilherme Amorim aos 39 do segundo tempo, o Gavião do Norte garantiu sua vaga para a segunda fase. O gol solitário do Gavião da Serra foi descontado pelo atacante João Paulo.

Com o resultado, o Manaus enfrentará na sequência da competição a equipe do Bahia, no próximo dia 7 ou 14 de abril, em Salvador. Nesta fase, as partidas permanecem sendo de jogo único, mas sem vantagem de empate para o time melhor ranqueado na CBF. Em caso de empate no tempo normal, a partida será decidida em cobranças de pênaltis. 



Primeiro tempo

Valorizando a posse de bola e ganhando espaço no campo de ataque, o Manaus não demorou para encontrar sua primeira oportunidade de gol na partida. Aos 5 minutos, Vinicius Barba tocou por elevação para Vanilson, que usou o corpo, girou chutando, mas a bola acabou indo pelo lado direito do gol de André. Mantendo o ritmo, aos 10 minutos, depois de troca de passes, Douglas Lima passou para Vanilson na entrada da área, que tabelou com o Gabriel Davis, recebeu de na boa e finalizou para o fundo do gol. No chute, o centroavante do Gavião ainda contou com o desvio na defesa do Jaraguá para abrir o placar em Nova Iguaçu.

Sem conseguir criar situações para chegar na meta ofensiva, o Gavião da Serra utilizou da finalização de fora da área para tentar incomodar o gol de Rafael. Na primeira tentativa, o volante Guilherme arriscou forte, mas acabou pegando muito em baixo da bola e ela saiu sem direção. E em um momento em que o Manaus diminuiu um pouco de intensidade, o Jaraguá chegou ao gol de empate através da bola parada. Após cruzamento em cobrança de escanteio, Spice tirou mal para a entrada da área, João Paulo pegou de primeira e empatou a partida no Laranjão aos 24 minutos.

Com o gol, o Manaus voltou a valorizar a posse de bola a espera de uma brecha na defesa goiana. Antes da parada técnica, Vinicius Barba tocou para Douglas Lima, que do meio da rua, chutou com força, mas a bola subiu sem direção. E depois da reidratação, o Gavião do Norte conseguiu o desempate. Philip tocou para Gabriel Davis no lado direito do ataque, recebeu por cima na linha de fundo, precisou brigar com o zagueiro Robinho, cruzou na medida para Vanilson, testar com categoria e colocar o Manaus mais uma vez na frente no placar. E aos 36, Philip ficou cara a cara com Andre, mas chutou em cima do goleiro. A bola ainda sobrou na entrada da área para Edvan, que tentou surpreender o arqueiro do Gavião da Serra, mas mandou por cima do gol.

Segundo tempo

Logo na volta do intervalo, Philip acionou Edvan pelo lado direito, que cruzou para Vanilson no segundo pau, o centroavante escorou para Gabriel Davis que chegou chutando, mas bola bateu no paredão de defesa do Jaraguá, que na sequência, conseguiu controlar a investida ofensiva do time amazonense. Aos 5, quase uma lambança. Após cruzamento de João Paulo pelo lado direito, Spice testou para o próprio gol, mas Rafael estava atento e segurou a bola vinda do próprio companheiro de time. 

Perto dos 15 minutos, ficou claro que o Manaus da troca de passes e posse de bola passou a valorizar o tempo e sair nos contragolpes - algo que se provaria primordial no decorrer do jogo. O Jaraguá conseguia ter mais a bola, mas não transformava essa superioridade em chances de gol. Salvo tentativas de chuveirinho para dentro da área. Em dessas situações, aos 21, após bola parada, a defesa do Manaus afastou para a entrada da área, Luquinha dominou e mandou o chute do meio da rua com o pé direito, mas a bola saiu sem direção.

Só que aos 27 do segundo tempo, o centroavante iluminado apareceu de novo. Philip conduz pelo lado direito, tocou para Diego Rosa, que passou de primeira para Gilson Alves, que cruzou rasteiro e a bola foi parar no segundo pau para Vanilson, sem marcação, completar para o fundo do gol e fazer o hat-trick na partida. E para fechar o caixão, em jogada rápida de contra-ataque, Guilherme Amorim invadiu área, chutou com força e sacramentou a classificação do Manaus para a segunda fase da Copa do Brasil.

Ficha Técnica
Jaraguá-GO 1 x 4 Manaus (1ª fase da Copa do Brasil)
Local: Jânio Moraes
Data: 26 de março de 2021, sexta-feira
Horário: 14h30

Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)

Gols: Vanilson (10’, 1ºT), (34’, 1ºT), (27’, 2ºT), Guilherme Amorim (39’, 2ºT)– (MFC); João Paulo (24’, 1ºT) – (JFC)
Cartões amarelos: Gabriel Davis, Luis Fernando – (MFC); Índio, Matheus – (JEC)
Cartão vermelho: 

Jaraguá-GO: André; Luquinha, Matheus, Robinho e Igor Meneghel (Luca); Guilherme, Índio (Marco Goiano) e Luiz Fernando; João Paulo (Café), Anderson (Alemão) e Dimba
Técnico: Rafael Toledo

Manaus: Rafael; Edvan (Guilherme Amorim), Luis Fernando, Spice e Douglas Lima (Márcio Passos); Vinicius Barba (Assis), Gabriel Davis e Erivelton (Gilson Alves); Philip (Rafael Ibiapino), Diego Rosa e Vanilson
Técnico: Luizinho Lopes

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.