Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019
Craque

Com incentivo de lutador do UFC, grupos competirão pra ver quem perde mais peso

O programa começou dividindo os inscritos em seis grupos de 10 pessoas, que terão acompanhamento de nutricionistas, psicólogos e preparadores físicos para ingressarem num processo de reeducação física e alimentar como foco no emagrecimento saudável



1.jpg Idealizador do programa Marcelo Belota com grupo da Associação de Obesos do Amazonas (Assoam), inscritos no evento
09/05/2015 às 21:22

Uma competição no mínimo inusitada teve início neste sábado em Manaus. Cerca de 60 pessoas com obesidade - ou simplesmente uns quilinhos a mais - deram início ao Programa “Manaus + Saudável”, uma iniciativa da empresa Evolution Suplementos que dará 300 mil reais em prêmios para aqueles que mais eliminarem gordura num período de três meses. O evento ganhou o apoio do lutador do UFC Ronaldo Jacaré, que chegou a gravar um vídeo para incentivar os participantes a “nocautearem o peso extra” (ver boxe).

Concebido pelo educador físico e técnico faixa preta de jiu-jítsu Marcelo Belota, o programa começou dividindo os inscritos em seis grupos de 10 pessoas, que terão acompanhamento de nutricionistas, psicólogos e preparadores físicos para ingressarem num processo de reeducação física e alimentar como foco no emagrecimento saudável. A pessoas que mais perder peso receberá mil reais em dinheiro, seis meses de alimentação grátis, além de um ano de alimentação e sessões de quiropraxia também de graça. O grupo vencedor também leva cinco mil em dinheiro.

No evento de abertura da programação de três meses do “Manaus + Saudável”, no auditório da Unip, neste sábado, os participantes já forame entrando no clima de mudança de hábito que deve pautar sua rotina daqui por diante. A fisioterapeuta Kleicy Abreu narrou sua própria experiência e encantou a plateia. Após o nascimento do filho, ela chegou a ficar com 108 kg, mas conseguiu recuperar a forma física.



“Tudo está na cabeça. Eu comecei a emagrecer lendo”, diz ela, explicando que informação e conhecimento são uma das melhores formas de assimilar - e vislumbrar a necessidade de mudança de hábitos. O curioso é que, enquanto a profissional falava, da plateia assistia seu marido, que está acima do peso e participa de um dos grupos do programa.

A nutricionista Jéssica Albuquerque, por sua vez, falou sobre compulsão alimentar e deu informações e dicas importantes, como o fato de que má ingestão de água, poucas horas de sono à noite, e até a falta de vitaminas, estão associados à obesidade. Também falou da relação entre a compulsão e a obesidade. “A alimentação tem que suprir nossas necessidades nutricionais, não emocionais”, disse.

De acordo com o idealizador do programa, Marcelo Belota, o “Manaus + Saudável” é o “maior evento de emagrecimento do Brasil” e tem como meta eliminar mais e uma tonelada de gordura dos participantes. “Eu sou professor de jiu-jítsu e através disso eu sempre ajudei pessoas a emagrecer. Tenho vários alunos que tomavam remédio para pressão e hoje não tomam nada, só de fazer uma reeducaçã alimentar e atividades físicas. A gente sente que muda a vida dessas pessoas e isso me motiva. Aí porque que eu vou fazer com um, porque não faço logo numa massa?”, disse ele.

Retribuindo o incentivo

Em Manaus para a gravação de um documentário sobre sua vida e carreira em Manaus, o lutador Ronaldo Jacaré mostrou apoio ao evento do amigo Marcelo Belota, que foi um dos professores de jiu-jítsu no Amazonas, onde o atleta conheceu a arte-suave antes de despontar no cenário mundial. O número dois do ranking mundial dos médios do Ultimate, que chegou a visitar a redação de A Crítica na última sexta-feira em companhia do ex-professor e amigo para dar maior visibilidade ao evento, gravou um vídeo em que convocava os participantes do “Manaus + Saudável” a nocautearam a gordura.

O incentivo foi muito bem recebido pelos inscritos n programa, que por sua vez, retribuíram a gentileza e fizeram novo vídeo, em conjunto, simulando um golpe de luta para aniquilar a gordura.“Ter uma equipe envolvida é muito legal, um incentiva o outro”, diz Indalécio Soares, de 28 anos, que pesa 155 kg e conta, depois de ter recebido apoio de toda a família para ingressar no programa, que já sabe sua meta. “Ficar saudável”!


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.