Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020
Após decisão

Com início das inscrições, FAF revela retomada do Barezão 2020

O diretor de futebol profissional, Ivan Guimarães, disse que aguarda pela decisão da presidência da entidade se irá recorrer da decisão do TJD-AM no Supremo



WhatsApp_Image_2020-08-18_at_18.17.29_537F3F63-4B48-4885-8482-6EB9EC9E0422.jpeg Foto: Divulgação
18/08/2020 às 18:22

A Federação Amazonense de Futebol (FAF) lançou uma nota oficial através de sua direção de futebol profissional, que na tarde desta terça-feira (18), iniciou as inscrições para as seguintes competições em 2020: Campeonato Amazonense da Série B e o Campeonato Amazonense Feminino.

Os clubes interessados devem procurar a sede da entidade, na Avenida Constantino Nery, Zona Centro Sul de Manaus. O prazo para a inscrição no masculino é entre o dia 18 de agosto e o dia 26, e o do Campeonato Amazonense Feminino também começa neste dia 18 (terça-feira), mas vai até o dia 27. Todas as equipes que confirmarem suas participações estarão convidadas para participar do congresso técnico na sede da federação. Para as equipes da Série B será dia 26 de agosto, e para o feminino no dia 27 de agosto.



‘’Nós iremos fazer uma reunião na próxima quarta-feira, dia 26, com as equipes masculinas interessadas em participar da competição, e no dia seguinte será com as equipes femininas para o estadual. Definiremos datas para o início da competição, regulamento, entre outras situações’’, disse o diretor de competições da FAF, Ivan Guimarães.

Critério de participação

Para participar da Série B de 2020, os clubes terão necessariamente que ter disputado o Estadual da segunda divisão de 2019, ou ter sofrido rebaixamento no Barezão da Série A de 2019 – no caso, Rio Negro e Sul América. Além das equipes que tenham se tornado profissional e ainda não tenham disputado qualquer campeonato profissional e também não estejam cumprindo punições pelo TJD-AM. Para o Campeonato Amazonense Feminino é necessário que todas as equipes filiadas não estejam cumprindo punições pelo TJD-AM.

Decisão do TJD-AM

Na noite da última segunda-feira (17), o TJD definiu de forma unânime pela retomada do Campeonato Amazonense 2020. 

Questionado sobre as datas da continuação do Barezão deste ano, Ivan disse ao CRAQUE que a direção de futebol da FAF irá aguardar pelo posicionamento da presidência da entidade. Existe a expectativa da Federação recorrer ao STJD, e que enquanto isso não acontecer, não pensará em como introduzir a retomada do Estadual dentro do calendário.

‘’Ainda não tem nada definido. Ainda iremos esperar pela decisão do presidente Dissica (Valério Tomaz) para depois tomar uma decisão. Enquanto isso, não iremos planejar em como retomar o Campeonato Amazonense de 2020’’, afirmou Ivan.

Amazonas espera decisão da entidade

O presidente do conselho deliberativo do Amazonas FC, Roberto Peggy, disse ao CRAQUE que o clube pretende esperar pela decisão da Federação Amazonense de Futebol (FAF), para definir o próximo passo da Onça neste imbróglio envolvendo a definição do Campeonato Amazonense de 2020, mas que independente do clube ter calendário nacional ou não para 2021, manterá o planejamento com o técnico Ruy Scarpino.

‘’Na verdade o Amazonas vai recorrer, se a FAF decidir recorrer. Entraremos como terceiro interessado.Porém se a FAF decidir acatar a decisão do TJD, também acataremos e não recorremos. Decidimos definir o nosso planejamento independente de calendário. O Ruy Scarpino tem contrato até dezembro de 2021. Com ou sem calendário nacional, o Amazonas vai estar pronto entrar em campo", afirmou Peggy.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.