Com Manaus e Fast, CBF anuncia clubes participantes da Copa Verde
7ª edição da competição regional contará com 24 clubes e campeão ganhará vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2021

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na noite de quarta-feira (25), a data prevista para o início da Copa Verde. Marcada para começar no dia 21 de janeiro e encerrar no dia 24 de fevereiro, a competição regional contará com até 24 times, divididos entre a região Norte, Centro-Oeste e o Espírito Santo. O campeão da competição tem vaga garantida na terceira fase da Copa do Brasil de 2021.
Os critérios para a participação são os 12 times campeões estaduais da temporada de 2019 dos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; os seis melhores colocados do Ranking Nacional de Clubes 2020 (RNC), não incluindo aqueles que já asseguraram a vaga através do título estadual e as seis vagas destinadas às federações melhores posicionadas no Ranking Nacional de Federações 2020 (RNF).
O ofício prevê que os 24 clubes deverão encaminhar a confirmação ou a desistência de suas participações até a próxima segunda-feira (30), 50 dias antes de a competição começar. Caso algum time desista antes do dia 30, a CBF irá repor a vaga respeitando os critérios técnicos utilizados para a participação do clube desistente. Com um detalhe, se a desistência ocorrer após a CBF divulgar a tabela com todos os confrontos definidos, a entidade não irá repor a vaga e o clube desistente irá sofrer sanções previstas no regulamento.
Para o futebol amazonense, Manaus e Fast serão os representantes do estado na competição regional. Em 2019, Manaus, Fast e Nacional jogaram a Copa Verde, com o Leão da Vila Municipal tendo a melhor campanha do estado nesta edição chegando até as oitavas de finais, mas sendo eliminado para o Paysandu-PA. A melhor campanha de um time amazonense foi em 2018, quando o Manaus chegou às semifinais e foi eliminado pelo Paysandu.
Todos os clubes participantes
Amazonas: Manaus; Fast Clube
Acre: Rio Branco; Galvez
Amapá: Santos
Distrito Federal: Gama; Brasiliense
Espírito Santo: Real Noroeste
Goiás: Atlético-GO; Goiás; Vila Nova; Aparecidense
Mato Grosso: Cuiabá; Luverdense; Operário-VG
Mato Grosso do Sul: Águia Negra; Aquidauanense
Pará: Remo; Paysandu; Independente
Rondônia: Ji-Paraná
Roraima: São Raimundo
Tocantins: Palmas