Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019
PELO SONHO

Com vaga em Brasileiro e Pan Kids, Maik e família querem apoio para viagem

Arrasando a categoria no Amazonas, Maik Ilson, 11 anos, conseguiu vagas para o Brasileiro, em São Paulo (SP), e para o Pan Kids, nos Estados Unidos da América (EUA).



maik_ilson_EFEA172A-9EBF-44F1-838A-767E20035F36.jpg Foto: Sandro Pereira/Freelancer
01/12/2019 às 10:14

O Amazonas é um celeiro de feras do jiu-jitsu, disso ninguém tem dúvidas. Das categorias mais inferiores aos mais experientes, o tatame baré revela bons lutadores da arte suave ano após ano. Porém, muitas vezes o talento acaba sendo derrotado pela falta de apoio. Desamparados, atletas que poderiam construir uma brilhante e vencedora carreira profissional desistem do esporte.

E a nova jóia amazonense tem apenas de 11 anos de idade. Arrasando a categoria galo do cenário local e arrastando medalhas a cada campeonato, Maik Ilson vem mostrando um jiu-jitsu afiado. Tantas vitórias e pódios renderam ao garoto vagas no Campeonato Brasileiro, que acontece em São Paulo, e no Pan Kids, torneio internacional realizado nos Estados Unidos - ambas as competições serão realizadas no início de 2020.



Esforço por um sonho

Para realizar o sonho do filho (e por que não da família?), Antônio dos Santos e Keila Souza, os pais de Maik, estão tentando arrecadar os custos das viagens. Pedreiro e manicure, respectivamente, eles são os maiores apoiadores e incentivadores do filho prodígio. Dentre as necessidades estão as próprias passagens, hospedagem e até a obtenção de visto para entrar nos Estados Unidos, onde acontece o Pan Kids - documentação que também demanda um custo.

“Ele tem um Brasileiro para disputar no ano que vem, em São Paulo, e estamos tentando arrecadar os custos para a viagem. Para o Pan Kids, que vai acontecer nos Estados Unidos, ainda estamos correndo atrás do passaporte e do visto. Custa dinheiro e não temos patrocínio. Mas vamos fazer o possível para ele conseguir lutar lá fora”, afirmou Antônio, pai de Maik.

Tanto esforço se dá pelo sucesso que Maik faz nos tatames. Lutando há cinco anos, o garoto treina em um projeto social chamado ‘Jesus no Tatame - Luta Livre’, localizado no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste da capital, e já soma diversas medalhas nos campeonatos estaduais. Pode-se dizer que o Amazonas já começa a ficar pequeno para o ‘craque’ da arte suave.  

“Aqui no Amazonas, o Maik já ganhou todo tipo de competição. Ele é tricampeão amazonense, tricampeão do Osvaldo Alves, já venceu a Copa Ajuricaba e na categoria dele, a galo, já é o melhor do ano. Em todos os torneios que ele disputa, ele ganha. Graças a Deus, está imbatível”, contou orgulhoso o pai do pequeno atleta.

Do tatame para casa

Para ser considerado um ótimo filho pelos pais, não basta conquistar medalhas com as finalizações no tatame. No caso de Maik, a alegria dos pais não se restringe ao bom jiu-jitsu apresentado pelo filho. De acordo com Antônio, além de ótimo atleta já com 11 anos de idade, Maik é dedicado tanto nos treinos quanto na escola.

“Como atleta ele é ótimo. Se dedica bastante e não tem preguiça para treinar, pois ele sabe que quanto mais ele treinar, mais ele vai ganhar. Na escola, embora tenha dificuldades para conciliar os horários de treinos, está indo bem. Já falta pouco para ele concluir o 6º ano em uma escola particular, onde ele conseguiu bolsa por causa do esporte”, revelou Antônio, que agradece pelas qualidades do menino que o deixam distante dos perigos das ruas.

“O esporte o ajudou muito. E ajudou a gente também. Não queria o mal para o meu filho e por causa do jiu-jítsu ele nem tem tempo de ficar na rua. De manhã ele dorme e faz as tarefas, à tarde tem escola e à noite ele treina. Nos finais de semana que ele joga uma bola, mas sempre por perto de casa. É um menino bem responsável que não dá ‘espaço’ para as ruas”, concluiu o pai de Maik.

News leonardo 9028af08 26fb 4271 b322 4409cded8370
Repórter do Craque
Jornalista em formação na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e repórter do caderno de esportes Craque, de A Crítica. Manauara fã da informação e que procura aproximar o leitor de histórias – do futebol ao badminton.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.