Domingo, 23 de Fevereiro de 2020
Craque

Comitê dos Jogos Olímpicos em Manaus discute no Rio a realização dos jogos de futebol

Pela primeira vez a comissão local participou de reunião com a organização da Olimpíada no Rio de Janeiro. Entre outros assuntos se discutiu a redução das estruturas temporárias na Arena da Amazônia e o Projeto Transforma



1.jpg Comitê organizador dos Jogos em Manaus discutiu a organização do torneio de futebol da Olimpíada, no Rio de Janeiro.
09/06/2015 às 16:38

Representantes do Comitê Integrado para Organização dos Jogos Olímpicos em Manaus participaram pela primeira vez de reuniões nesta terça-feira (9), no Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi discutir as atribuições do Governo e da Prefeitura para a realização do torneio de futebol na capital. O principal item discutido foi a necessidade de redução da utilização das estruturas temporárias que serão empregadas.

No encontro também foram discutidos assuntos referentes à organização, como decoração da cidade, Live Site, mobilidade urbana, calendário dos jogos e o Programa Transforma, que visa a formação social e esportiva de estudantes de escolas públicas.



Participaram da reunião os coordenadores dos comitês estadual, Mário Aufiero, e municipal, Bernardo Monteiro de Paula, além do diretor-presidente da Fundação Vila Olímpica (FVO), Aly Almeida entre outras integrantes da comissão.

"Nosso objetivo é minimizar custos principalmente nas instalações temporárias que serão usadas no entorno da Arena da Amazônia com a utilização das estruturas que já temos, como o Centro de Convenções do Amazonas e Arena Amadeu Teixeira", destacou o coordenador estadual, Mario Aufiero.

Para o coordenador municipal, o desafio é promover um espaço de interação do público com o evento esportivo e ainda um espaço adequado para a imprensa. "Para as Olimpíadas precisamos instalar  no Live Site, que funcionará na Ponta Negra, uma estrutura para a imprensa e que servirá principalmente aos jornalistas não-credenciados. Estamos discutindo com o Comitê a maneira mais eficiente e com menos gastos para instalar o Live Site captando recursos com patrocinadores", declarou.

Projeto Transforma

Durante a reunião, foi apresentado o principal projeto de educação dos Jogos Olímpicos  e Paralímpicos 2016 - o Transforma, que leva os jogos para o contexto das escolas da rede pública. 

Por meio do projeto, coordenadores,  professores e alunos são capacitados para  desenvolver atividades ligadas ao universo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos nas escolas, incluindo competições esportivas, desafios culturais, entre outras atividades.

A ideia, segundo os coordenadores, é adotar o projeto nas escolas estaduais e municipais do Amazonas, por meio das secretarias de Educação.

O Transforma é realizado por meio de parceria entre o Comitê Rio 2016 e as secretarias de Educação. Já foi implantado em 500 escolas do Rio de Janeiro e a meta é alcançar 15 mil em todo o Brasil, incluindo o Amazonas.



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.