Publicidade
Esportes
Craque

Comitê olímpico vai selecionar 1,5 mil voluntários para atuar nos jogos da capital amazonense

Para ser um voluntário, é preciso ter 18 anos completos até 26 de fevereiro, disponibilidade e se inscrever no site rio2016.com/voluntarios. Os candidatos deverão passar por um processo seletivo 30/03/2015 às 22:05
Show 1
Até agora, pouco mais de mil amazonenses se candidataram para atuar voluntariamente nos jogos do Rio
Mônica Prestes* Rio de Janeiro (RJ)

Para os amazonenses que não são atletas de ponta nem têm dinheiro para pagar pelos ingressos, mas querem participar das Olimpíadas do Rio de Janeiro no ano que vem, a corrida pelo “sonho olímpico” começa agora. As inscrições para o recrutamento de voluntários para trabalhar na Rio 2016 encerraram em dezembro - com um saldo de mais de 240 mil inscritos no Brasil todo -, mas quem vive em Manaus e arredores terá uma nova chance de se inscrever no programa de voluntariado e ser escolhido para fazer parte do maior evento esportivo do mundo.

Isso porque a confimação tardia de Manaus como uma das cidades a receber jogos do campeonato olímpico de futebol criou uma nova demanda por voluntários para atuarem nas partidas que serão realizadas na Arena da Amazônia.

Ao todo, 1,5 mil vagas devem ser ofertadas a voluntários do Amazonas e, literalmente, os últimos serão os primeiros, como explicou a gerente-geral de Voluntários do Comitê Rio 2016, Flávia Fontes, durante a inauguração do primeiro Centro de Formação de Voluntários das Olimpíadas, no campus da Estácio, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

“Manaus foi a última cidade a ser confirmada, por isso a seleção lá só vai começar agora, quando as inscrições para o restante do País já foram encerradas. Temos uma lista de espera para quem quer se inscrever mesmo após o prazo, que chamaremos caso necessário. Mas no caso de Manaus, os voluntários que se inscreverem na lista de espera devem ser ‘puxados’ para frente”, disse Flávia.

De acordo com ela, a “manobra” será necessária para atender a demanda de voluntários necessários para dar suporte às partidas realizadas em Manaus, que é de 1,5 mil pessoas, aproximadamente.

Inscritos

Até agora, pouco mais de mil amazonenses se candidataram para atuar voluntariamente nos jogos do Rio, mas como ainda não havia a confirmação da participação de Manaus nas Olimpíadas, são pessoas interessadas em participar dos eventos no Rio de Janeiro, explica Flávia.

“Já tínhamos essas pessoas de Manaus inscritas como voluntárias antes de surgir essa nova demanda. São pessoas que estavam dispostas a atravessar o País para serem voluntárias na Rio 2016. E que, apesar da distância e dos custos dessa viagem, estão demonstrando bastante animação. É uma marca dos voluntários de Manaus”, revelou.

De acordo com dados do Comitê Rio 2016, 1.089 pessoas do Amazonas se inscreveram como voluntários, e 1003 delas são de Manaus.

A ideia do Comitê Rio 2016 é que esses mil amazonenses já inscritos continuem participando do processo seletivo para voluntários que irão atuar nas atividades realizadas no Rio de Janeiro e que os 1,5 mil voluntários que atuarão nas partidas realizadas na Arena da Amazônia sejam selecionados a partir dessa nova inscrição que foi aberta para candidatos de Manaus.


*Repórter viajou a convite da Estácio


Publicidade
Publicidade