Publicidade
Esportes
Campeonato de Xadrez

Competição nacional de xadrez movimenta Manaus até a próxima sexta-feira(03)

Competição começou no último dia 27, no Salão do Tropical Hotel, em Manaus e reúne jogadores de três países 29/04/2013 às 08:12
Show 1
O evento realizado pela Prefeitura de Manaus é realizado em parceria com a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX)
acritica.com Manaus

Manaus sedia até a próxima sexta-feira(03), o Zona Sul Americano de Xadrez 2.4. O evento é uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude(Semdej) em parceria com a Confederação Brasileira de Xadrez(CBX) e Federação Amazonense de Xadrez(FAX).

As competições reúnem jogadores do Brasil, Bolívia e Peru. Mesmo antes de chegar ao seu término, o evento já se consagrou a bater dois recordes. O primeiro é em relação ao número de participantes. Com um total de 84 inscritos, a competição superou a melhor marca, registrada em 2011, quando a disputa foi realizada no Rio de Janeiro (RJ) apresentando 67 jogadores. Outro destaque importante é a participação de 17 estados brasileiros.


“Nós estamos satisfeitos com este início de campeonato, pois conseguimos de cara quebrar o recorde de inscritos e isso só foi possível devido o apoio da Prefeitura de Manaus. Além disso, Manaus desperta curiosidade e atende muito bem seus turistas”, afirmou o árbitro internacional responsável pelo evento, Élcio Mourão, ao destacar que a competição classifica o campeão geral e o segundo colocado para Copa do Mundo de Xadrez.

“Aquele que ganhar vai estar automaticamente classificado para o Mundial, e o Zonal ainda concede o título de Mestre Internacional (MI) para um jogador e a designação de Mestre da Federação Internacional de Xadrez (MF) para dois enxadristas, que se destacarem na pontuação”, comentou Mourão.

Amazonense se destaca na competição 

O Zonal Sul Americano de Xadrez conta com nomes consagrados da modalidade, como os campeões mundiais Jorge Cori e Deyse Cori e o número um do ranking nacional, Rafael Leitão. Entre todas essas feras, está também o amazonense Andrey Neves. Nome já conhecido do esporte local, o  Mestre Internacional da CBX conseguiu passar por duas rodadas e está entre os 17 enxadristas que lideram a competição.

“A minha primeira partida foi bem difícil, eu enfrentei o Igor Borge e só consegui virar o jogo na final. A segunda, entretanto, foi mais fácil. Eu consegui em poucos lances, 21 no total, tirar meu adversário, o David Borensztajn, do jogo. Estou muito confiante para os próximos dias e pretendo conquistar uma boa posição”, comentou Andrey.

Cronograma do Evento para os próximos dias

Segunda - 29/04............. 4ª. Rodada - 19h00min

Terça - 30/04.................. 5ª. Ronda - 19h00min

Quarta - 01/05................ 6ª. Ronda - 10h00min

Quarta - 01/05................. 7ª. Ronda - 19h00min

Quinta - 02/05 ............... 8ª. Ronda - 19h00min

Sexta - 03/05................... 9ª. Ronda - 10h00min

Sexta – 03/05.................. Desempates - 18h30min

 

 

Publicidade
Publicidade