Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Craque

Construção em ritmo acelerado: Arena da Amazônia avança ‘12 pontos’ percentuais em 2 meses

A quatro meses do prazo de entrega, as obras da Arena da Amazônia atingem 74,35% de conclusão



1.jpg O gramado deve começar a ser plantado em setembro
08/08/2013 às 11:46

Em dois meses, as obras da Arena da Amazônia avançaram 12 pontos percentuais e agora tem 74,35% de conclusão. No início do mês de junho, de acordo com informações divulgadas pela Unidade Gestora do Projeto Copa - UGP, a Arena estava com 62% das obras concluídas. No dia 30 de julho atingiu os 70,9% e agora avançou mais quatro pontos. Se esse for o ritmo da construção nos próximos quatro meses, é possível considerar que o estádio de Manaus ficará pronto dentro do prazo.

Ainda segundo a UGP, os itens que mais avançaram foram instalações elétricas, estrutura metálica, equipamentos e acessórios esportivos, impermeabilizações, instalações hidráulicas, sistema de ar condicionado e sistemas especiais, como detecção de alarme de incêndio.

Das seis arenas que ainda não foram entregues, a de Manaus é considerada uma das mais atrasadas, mas com os últimos avanços o coordenador da UGP, Miguel Capobiango garante que não há motivos para preocupações e que tudo está dentro do cronograma. “A construtora está cumprindo o cronograma e isso comprova que a arena será entregue no prazo estipulado, que é em dezembro deste ano. A população pode perceber que a cada semana a obra avança em ritmo cada vez mais intenso”, disse Capobiango.

A montagem da cobertura e da fachada da Arena da Amazônia, que representará 20% da obra, deve ser concluída em outubro. Dois guindastes com capacidade para 750 toneladas são utilizados no processo da montagem que formará o cesto de palha indígena. Os 72 módulos têm forma de “X”. Antes de serem instalados, eles são montados no solo. Depois, as peças serão içadas e fixadas nas bases de concreto, formando a fachada e o “chapéu”.

A construtora Andrade Gutierrez, responsável pela construção, também dá andamento aos trabalhos internos e de acabamento. Nos camarotes (nível 1) do setor sul e leste já estão sendo colocados os porcelanatos do piso. Nos banheiros, também estão sendo feitos os acabamentos de revestimentos e pinturas.

Este mês, os 44,3 mil assentos começarão a ser colocados. Os degraus das arquibancadas estão sendo perfurados. O gramado, por sua vez, deve começar a ser plantado em setembro.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.