Publicidade
Esportes
Craque

Contratada pelo Botafogo, nadadora amazonense passará temporada no Rio de Janeiro

Em janeiro, Giovanna Golfetto embarcará para a Cidade Maravilhosa, onde irá treinar e participar de competições pelo clube carioca durante quatro meses 21/12/2014 às 10:10
Show 1
Giovanna Golfetto vai passar quatro meses treinando na capital fluminense
Lorenna Serrão Manaus

O ano de 2014 foi realmente muito especial para a nadadoraamazonense Giovanna Golfetto. Depois de brilhar em torneios pelo Brasil afora,ela garantiu um contrato com o Botafogo, do Rio de Janeiro, e agora se preparapara passar uma temporada na Cidade Maravilhosa. Mas na lista de atividadesprevistas para fazer na capital fluminense no próximo ano, nada de sombra eágua fresca, apenas muito treinamento e competições nas piscinas eprincipalmente nos mares.

Aos 18 anos recém-completados, a atleta vive uma fase demudanças. Acabou de concluir o Ensino Médio e aguarda ansiosamente o resultadodo vestibular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) - para o qual concorrea uma vaga para o curso de Farmácia. Ela, que este ano, se dividiu entre asdisputas e os livros, afirma que deu o seu melhor e está confiante quanto a umresultado positivo. Mas garante já ter um plano B caso alguma coisa aconteça deforma diferente do que ela planejou.

No final de janeiro, logo depois do resultado do vestibular,Giovanna vai fazer um intercâmbio de pelo menos quatro meses no Rio no Rio deJaneiro. Filha única, ela afirma que está pronta para passar uma temporadalonge dos pais, apesar de saber que não será fácil.

“Com certeza vou sentir muitas saudades dos meus pais,principalmente no início. Mas sei que aos poucos vou acabar me adaptando.Acredito que este será um momento para eu colocar em prática tudo o que eles(pais) me ensinaram até agora. Terei que me virar, andar de ônibus ou de metrô,ir e voltar do treino sozinha e em uma cidade diferente. Apesar do friozinho nabarriga, estou bem confiante e feliz pela oportunidade de poder viver de fato aminha independência”, completou a nadadora.


Giovanna viajará sem a companhia dos pais. Foto: Lucas Silva

Ainda segundo a atleta, a rotina de treinos e competiçõesserá bem mais puxada, já que ela pretende competir praticamente todos os finais de semana.

“Terei uma boa estrutura no Botafogo e sei que terei querepresentar o clube em torneios de maratonas aquáticas, circuitos nacionais etambém de provas em piscinas. E para isso vou treinar de manhã e a tardedurante a semana e nos finais de semana vou competir; realmente não terei tempopara fazer outra coisa, que não seja nadar. Mas estou tranquila, estou indo atrabalho e isso está bem claro na minha cabeça”, comentou.

Giovanna, que há dois anos aderiu ao “treino online” –onde  ela recebe diariamente, pelaInternet, orientações do técnico Thyago Huenermann, que mora em Blumenau, SantaCatarina –  diz que por enquanto nãopretende trocar de treinador e, por isso, deve continuar usando a tecnologiapara melhorar as suas técnicas nas águas.

“No Botafogo serei orientada pelo técnico Eduardo Coutinho,mas vou seguir com as “consultas online” do Thyago. Trocar de treinador nãoestá em meus planos”, afirmou a jovem.


Publicidade
Publicidade