Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019
Craque

Coordenador médico da Copa em Manaus participa da abertura da Copa das Confederações em Brasília

A viagem irá contar com reunião entre as delegações médicas brasileira e japonesa antes do jogo de estreia, no sábado.



1.jpg Jogo de estreia será no estádio Mané Garrincha, em Brasília
13/06/2013 às 18:02

O coordenador médico do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 em Manaus, ortopedista Eduardo Stewien, participa em Brasília-DF, no sábado (15), da abertura da Copa das Confederações.

Segundo Eduardo Stewien, a partida entre Brasil e Japão, no Estádio Nacional de Brasília, servirá como um treinamento para os coordenadores médicos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014.



Na sexta-feira (14) a FIFA realiza uma reunião oficial com as duas equipes (Brasil e Japão) e suas comissões médicas para acertar todos os detalhes. “A organização do atendimento médico na Copa das Confederações terá o mesmo padrão do que será preparado para a Copa do Mundo. Por isso, participar da abertura é essencial para observar como o trabalho será realizado”, disse o ortopedista.

Inauguração

Ainda no mesmo haverá abertura oficial do HOME (Hospital Ortopédico de Medicina Especializada) como o mais novo Centro Médico de Excelência da FIFA, o segundo do Brasil. O evento contará com a presença das maiores autoridades médicas da FIFA: o presidente do Comitê Médico da FIFA e membro do Comitê Executivo da entidade, Dr. Michel D'Hooghe; e o chefe do Escritório Médico e presidente do Centro de Pesquisa e Medicina da FIFA (F-Marc), Professor Jiri Dvorak.

O Centro será chefiado pelo coordenador do Departamento de Medicina Esportiva do Hospital, ortopedista Paulo Lobo, especialista em Cirurgia do Joelho e Traumatologia Esportiva. Lobo também é Coordenador médico do COL para Copa 2014 em Brasília.

Eduardo Stewien explica que a FIFA credencia centros que tenham um serviço reconhecido na área da medicina do futebol, com equipe de especialistas que possam proteger a saúde dos jogadores. “Esses centros têm de passar por um rigoroso processo seletivo. O credenciamento é concedido por um período de cinco anos, durante o qual todos os centros fazem relatórios anuais das suas atividades”, informa.

Com a abertura em Brasília, a FIFA terá 20 Centros Médicos de Excelência no mundo. No Brasil, o Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo foi credenciado pela FIFA em outubro de 2009.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.