Publicidade
Esportes
COPA NORTE

Copa Norte de triathlon acontece neste sábado, 20, na Ponta Negra

A competição terá largada às 6h da manhã, na Ponta Negra, e promete trazer muitas emoções a atletas e ao público. 19/05/2017 às 05:00 - Atualizado em 19/05/2017 às 08:16
Show 12031609 945675578831370 5511548445060022989 o
Competição vai reunir grandes atletas do norte, incluindo 10 atletas do Pará, além de um número recorde de mulheres triatletas. (Foto: E.Sasai/Fetriam)
Jéssica Santos Manaus (AM)

130 triatletas irão participar da Copa Norte de Triathlon, que vai acontecer neste sábado, 20, a partir das 6h, no Complexo da Ponta Negra, em Manaus. A competição será realizada pela Federação Amazonense de Triathlon (Fetriam) e, dentre os triatletas, estão chegando dez competidores do Estado do Pará e, além disso, o número de 36 mulheres inscritas na Copa Norte marca um recorde na participação de mulheres nas provas de triathlon de Manaus. “O número de mulheres está sempre crescendo a cada prova. Nesta, estamos com nosso maior número até hoje”, disse o presidente da Fetriam, Antônio Neto.

Antônio está satisfeito com a vinda de competidores do Pará para a Copa Norte e acredita que a qualidade das competições em Manaus atrai os triatletas de fora do Estado. “Também me surpreendeu o número de atletas do Pará. Acredito que estamos a cada prova demonstrando ótima qualidade; temos um dos melhores cenários do Brasil para provas de triathlon”, disse Antônio Neto.

O número de mulheres no triathlon amazonense vem crescendo, e na Copa Norte haverá 36 mulheres competindo. A Copa Norte será na distância sprint: 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. (Foto: divulgação)

A entrega de kits dos atletas e o congresso técnico da competição serão realizados no Centro de Ginástica do Amazonas Bianca Maia, localizado na Vila Olímpica, nesta sexta, 19, às 19 horas.

Na expectativa 

O triatleta André Martins sempre se destacou no triathlon amazonense, mas ficou quatro anos longe, e agora quer voltar com tudo às competições. (Foto: divulgação)

André Martins retornou este ano ao triathlon, após anos distante, e está confiante. "A expectativa é grande pra Copa Norte, os treinos foram intensos e bem executados, com meus apoiadores consegui chegar forte para disputar a classificação geral da prova. Espero que o evento seja competitivo com vários atletas excelentes da região norte, que corra tudo bem, e que o público aprecie o espetáculo!", ressalta André.

Luciana Kalvon faz triathlon desde 2011, e afirma que não tem conseguido treinar como gostaria, mas disse que não deixa de competir porque ama o esporte. “Gosto de tudo! Da galera, de encontrar as pessoas, de ultrapassar algumas - mas odeio ser ultrapassada, gosto de morrer na chegada, sentir que fiz tudo e não sobrou nada de mim!”, enfatiza ela.

A triatleta Raquel Mustafa participou algumas semanas atrás do duríssimo Ironman 70.3 Peru, tirou férias do triathlon quando voltou, e disse que a Copa Norte será seu retorno. “Uso essas provas para me motivar nos treinos. Também participo pela confraternização, e pelo fato de terem outras pessoas com o mesmo objetivo que eu, de buscar um estilo de vida saudável”, conta ela.

Do Pará ao Amazonas

10 triatletas paraenses chegam a Manaus nesta sexta para participar da Copa Norte. O atleta Amilton Coelho explica a motivação para vir competir na cidade.

“O que me motivou a fazer a prova em Manaus foi o histórico de boas provas na questão de organização e valorização do atleta. Valorizo as provas regionais, pois são delas que saem os talentos para as provas mais importantes, é uma forma de descoberta de talentos”, disse Amilton.

 

Amilton orienta seus colegas de triathlon. Ele e outros nove atletas do Pará estão vindo competir em Manaus. (Foto: divulgação)

Amilton tem 30 anos, sendo 14 de triathlon. Ele afirma que gosta de ajudar os jovens triatletas que viajam com ele para as competições. “É sempre divertido viajar com os colegas do esporte. Agora, vou viajar com uma galera mais jovem, que vem surgindo aqui (no Pará), e acabo passando várias coisas pra eles por ter um pouco mais de experiência”.

Publicidade
Publicidade