Publicidade
Esportes
HOMENAGEM

Copa Osmar Santos de Judô faz homenagem a judoca que jamais será esquecido

Osmar Santos foi destaque no judô amazonense que morreu assassinado em 2014. Sua mãe, Léa, prestigiou o evento e falou com emoção do filho 29/05/2017 às 09:16 - Atualizado em 29/05/2017 às 10:17
Show esp wa 266
Com muita emoção, Léa esteve presente no último dia de competição da Copa Osmar Santos (Foto: Winnetou Almeida)
Jéssica Santos Manaus (AM)

A Copa Oscar Santos envolve muitas lembranças e emoção. A quarta edição da competição aconteceu neste fim de semana, no Shopping Manaus Via Norte. No domingo, 28, último dia de competições, a mãe do atleta homenageado, Léa dos Santos, foi prestigiar o evento que leva o nome do seu filho. 

Oscar Santos fazia parte do Centro de Treinamento e Alto Rendimento da Amazônia (Ctara), era destaque do judô amazonense, mas teve sua trajetória interrompida, quando foi assassinado em 2014. “O Oscar amava o judô, era empenhado, e incentivava os irmãos e colegas a irem treinar sempre. Ficava impressionada com a dedicação dele”, conta Léa.

Após sua morte, o técnico do atleta, Gláucio Mendonça, realizou a I Copa Oscar Santos de Judô, para homenageá-lo. “Essa Copa significa que meu filho é lembrado pelos seus colegas, por todos que o conheceram, mas gostaria mesmo é que ele pudesse ver o quanto as pessoas gostavam dele. Dói muito não ter meu filho aqui, mas é uma homenagem bonita, e a competição incentiva jovens talentos do judô”, disse Léa.

Os outros dois filhos de Léa, Osvaldo e Osmar Júnior, também são judocas. Hoje, com trabalho, estudos e família, eles têm dificuldade para treinar e competir, mas seguem no esporte.  “Essa homenagem que fazem a meu irmão ajuda a manter viva a sua memória. Nós sempre nos apoiávamos, e quero seguir no judô, esporte que amamos. Mês que vem quero participar dos Jogos Universitários”, completa Osmar Júnior, irmão de Oscar. Seu outro irmão, Osvaldo, venceu a categoria sub-18 na Copa Oscar Santos do ano passado, e Léa lembra: “Foi meu presente de dia das mães ver meu filho ganhar o Campeonato em homenagem ao irmão dele”.

Publicidade
Publicidade