Publicidade
Esportes
SAÚDE E BEM-ESTAR

Corrida 'Parkeiros' reúne 1.300 pessoas no Parque Jefferson Peres, neste domingo

Governador David Almeida também participou do evento e revelou possibilidade do Estado organizar a primeira Maratona do Amazonas 21/05/2017 às 17:08 - Atualizado em 21/05/2017 às 22:11
Show  asl9101
Corrida foi realizada na manhã deste domingo, sob forte sol (Fotos: Antônio Lima / Sejel)
acritica.com* Manaus (AM)

A primeira edição da Corrida Parkeiros Juventude e Fé reuniu cerca de 1.300 pessoas neste domingo (21), que competiram nas provas de 5 km e 10 km, nas categorias Elite, Geral por Idade (de 18 e acima de 70 anos), Pessoas com Deficiência Visual e Cadeirantes, nos naipes masculino e feminino.

A largada e chegada aconteceram em frente ao Parque Jefferson Peres, na área da Manaus Moderna, Centro de Manaus. O governador David Almeida participou da prova, que teve apoio do Governo do Estado, e afirmou que em sua gestão os projetos esportivos terão prioridade. “Essa é uma das temáticas do nosso governo e vamos realizar na capital e no interior várias ações com a estrutura que temos, e tenho certeza que nosso Amazonas vai caminhar rumo à qualidade de vida, para que assim reduza muitos problemas de saúde", afirmou o governador.

David Almeida ainda ressaltou que estuda a possibilidade de realizar a primeira Maratona do Amazonas. “Esporte é vida, prioridade e saúde e vou verificar a possibilidade de realizar o sonho de todo amazonense que corre, com a realização de uma maratona".

Vencedores

O evento distribuiu premiações em R$ 8 mil, em medalhas e troféus para os competidores. A grande vencedora dos 10 Km foi Willy Sandra, que liderou a prova a partir da segunda volta, e fechou em 47m09seg. A medalha de ouro, inclusive, teve um gostinho especial, uma vez que foi a estreia da atleta em um percurso mais longo. Há quatros anos, ela conheceu o esporte, e de um lazer, agora a modalidade é uma profissão que vem dando bons frutos.

“Foi a primeira vez que participei de uma corrida de dez quilômetros. Antigamente eu fazia cinco e me destacava bastante. Com isso, coloquei a meta de passar para um outro estágio e estou muito feliz com o resultado. Não senti dificuldade no percurso e acredito que isso é resultado da minha boa preparação, que entre técnica e física dura quase três horas por dia. Agora minha missão é conquistar outras provas, baixar meu tempo, e melhorar cada vez mais”, disse.

A competidora profissional, Juliana Gusmao, 30, ficou em primeiro lugar na categoria feminino de 5km. Esse foi o primeiro título da temporada 2017, após recuperação de uma lesão. "Fiquei contente porque me recuperei recentemente de uma lesão, e essevfoi meu primrip podio do ano. O calor foi maior adversário, mas consegui e já estou me preparando para as próximas competições", disse.

Dionísio Cardoso, 35, foi o vencedor na prova masculina de 5km. Ele, que divide a rotina de atleta com o a vida profissional, disse que a cada competição busca fazer a sua melhor marca. “Agradeço a Deus, em primeiro lugar, ao meu treinador e quero continuar nesse ritmo para as próximas que virão em Manaus e fora daqui. Tenho essa meta de vida e quero sempre trazer orgulho pro nosso Estado”.

A Corrida Parkeiros tambem foi marcada pela participação massiva das Pessoas com Deficiência (PCDs). O grupo Jungle Runners, por exemplo, levou um número expressivo de cadeirantes, cuja maioria foi acompanhada da família durante ambos os percursos. A cada chegada, uma lição de vida se destacava.

“O grupo surgiu em 2011 e este ano estamos fazendo seis ano. Desde o seu lançamento, temos essa intenção de trabalhar com as pessoas com deficiência, focando nos cadeirantes. Graças a Deus, a iniciativa tem dado certo e o número de paratletas só vem crescendo, hoje contamos com 24. Entendemos a importância do esporte na qualidade de vida e saúde dessas pessoas e o grupo está aberto para receber todos. Quando a gente abraça algo bom, tudo na nossa vida fica maravilhoso”, disse o coordenador do grupo, Allan DÁngelo

Equipe Juventude e Fé busca ‘puxar’ comunidade

Há 16 anos, Juventude e Fé, um projeto da Igreja Adventista, realiza vários eventos esportivos em prol da comunidade. No final do ano passado, dentro do projeto, começou a fomentar a equipe de corrida, que pretende se tornar tradicional nos eventos. “Há oito meses iniciamos com esta equipe de corrida e através dela levamos o espírito esportivo, a qualidade de vida e cada vez mais estamos tentando participar das corridas. Estamos felizes com a Corrida Parkeiros e vamos fazer o nosso melhor”, disse Aurilex Moreira, um dos organizadores do evento.

Essa foi a primeira vez que aconteceu essa corrida, com iniciativa de dois grupos, a Grupo de Corrida Parkeiros e Equipe Juventude e Fé Runners. “A gente se juntou para realizar este evento em prol de criar competitividade e também para oferecer um percurso novo, uma vez que corredores se sentem motivados com desafios, e tivemos esse interesse em buscar um novo local de prova, com subidas, descidas e muitas surpresas. E essa Corrida no Parque Jefferson valorizou o local, e levou para esta zona da cidade um novo evento”, destacou Aurilex.

Resultados

10Km - Masculino

1-Leandro Silva Costa-36min54

2- Wemerson Ribeiro-37min53seg

3- Jean de Sousa –39min20seg

 

10km- Feminino

1- Willy Sandra- 47min09seg

2- Ciranilde Santos- 48min55se

3- Aldileia Gentil -  52min44seg

 

5km – Masculino

1-Dionísio Cosmo – 18min07seg

2- Willdeberg Claudino – 18min20seg

3- Elesson da Costa – 18min45seg

 

5Km- Feminino

1-Juliana Gusmão – 23min05seg

2- Marcia da Silva – 23min18seg

3-Elidalva de Jesus – 25min44seg

 

Publicidade
Publicidade