Domingo, 08 de Dezembro de 2019
Craque

CRAQUE entrevista o único brasileiro a disputar o prêmio de gol mais bonito do mundo da Fifa

Pelo celular, Wendel Lira, que marcou pelo Goianésia-GO, o gol que lhe projetou para o mundo, falou que na hora nem achou o gol assim tão bonito



1.jpg Wendell Lira concorre ao gol mais bonito da temporada
14/12/2015 às 12:31

Wendell Silva Lira, do Goianésia, de Goiás, é o único brasileiro, além de Neymar, entre os melhores do ano da Fifa. Enquanto o craque do Barcelona disputa o posto de melhor do mundo ao lado de Cristiano Ronaldo e Messi, o atacante de 26 anos concorre numa categoria mais modesta, mas não menos honrosa: o prêmio Puskas, que homenageia o gol mais bonito da temporada.

Na disputa, o atacante concorre com ninguém menos que Lionel Messi, autor de um gol antológico contra o Atlético de Bilbao, e Alessandro Florenzi, da Roma, que marcou um golaço do meio campo contra o Barcelona na Liga dos Campeões.  Com o sotaque e a simpatia típicos do povo goiano, Wendell conversou com a reportagem do CRAQUE pelo Whatsapp e não pareceu nem um pouco assustado com a concorrência.



“Por que não pensar grande né? O mais difícil já passou, que foi ficar entre os três. Acho que dá pra ganhar”, diz ele, confiando na pintura que ele diz na hora nem ter achado assim, tão bonita. “Na hora eu não fiquei tão impressionado pelo gol não, mas depois fui reparando que era um gol muito bonito”, revelou Wendel, que disputará a temporada de 2016 pelo Vila Nova, também de Goiás.

Fã inusitado

Na última segunda-feira, um torcedor, que chegou a lhe fechar no trânsito de Goiânia, foi quem informou Wendell, não antes de pedir uma foto com o novo ídolo, que a meia bicicleta contra o Atlético-GO, em março deste ano, pelo Campeonato Goianiense, garantiu não só a indicação entre os dez melhores no Puskas, já divulgada na imprensa, mas também o lugar entre os três melhores gols do ano.

“Foi engraçado. O cara me fechou, perguntou se podia tirar uma foto. Na hora que ele desceu do carro, já veio dizendo: ‘você ficou entre os três, né’? Eu disse ‘não, não tô sabendo não, acho que é mais tarde (a escolha)’. Aí eu entrei no site da Fifa pra confirmar e graças a Deus estava lá”, falou Wendell, que apesar da autoestima renovada, conta que no momento do gol que lhe tornou famoso, nem imaginava o que estava por vir.
“Eu não esperava que fosse virar isso tudo”, disse Wendell, que foi procurado por vários clubes e acabou acertando com o Vila Nova-GO para a temporada de 2016. Mas antes disso, ele viaja para a cerimônia oficial da Fifa de entrega dos prêmios de melhor do ano e diz que não dispensa tietar os craques do mundo da bola.

Tietando os craques

“Vai ser bastante legal, porque vou ter a oportunidade de tietar o Cristiano Ronaldo, o Messi, o Neymar, essas feras. Acho que vai ser único, então tenho que aproveitar bastante, tirar muita foto porque é uma coisa que não acontece toda hora não”, disse ele, que ao lado de Neymar, representará o futebol-arte brasileiro num momento em que o futebol nacional perde a admiração que conquistou ao longo dos anos e de suas cinco Copas do Mundo.

Três perguntas para Wendell Lira

Qual a importância do  gol para você e sua carreira?

Esse gol é importante porque é uma coisa que fica marcada pra sempre né? É uma marca histórica, ainda mais (para) um goiano, poder representar o estado e quem sabe conseguir um prêmio.

Como está sendo o assédio após o anúncio de seu nome entre os autores do três melhores gols do ano?

Quando eu fiquei entre os dez, recebi no primeiro dia 300 ligações. Dessa vez foi pior ainda, muito mais ligações, não conseguia atender todo mundo, mas tô tentando responder todo mundo, já que eu devo grande parte dessa conquista à imprensa.

Mesmo com Messi e Florenzi como concorrentes, dá pra ganhar o prêmio?

Acho que dá, ainda mais com esse pessoal abraçando essa campanha. Recebi muitas mensagens de apoio do pessoal de Manaus, Macapá, Piauí, de vários estados, então acho que tem condições de ganhar sim.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.