Publicidade
Esportes
BAREZINHO

De olho nas promessas: Amazonense de Juniores começa neste sábado (27)

Campeonato Amazonense de Juniores começa hoje com times em busca de título e de novos talentos da terra. 27/05/2017 às 05:00 - Atualizado em 27/05/2017 às 18:36
Show zcr0327 10f
Manaus é o atual campeão da competição, em ano marcado por disputa no Tribunal de Justiça Desportiva. (Foto: Divulgação/Manaus FC)
Valter Cardoso Manaus-AM

Oito times se preparam para disputar o principal torneio do futebol de base do estado. O Campeonato Amazonense de Juniores garante ao campeão vaga na Copa São Paulo de Futebol Junior, principal competição do país na modalidade. Os jogos acontecem a partir de deste sábado (27).

Com menos times do que na edição do ano passado, o campeonato deve ser marcado pelo equilíbrio entre as equipes. “Tenho certeza que o nível vai ser bom, todos os anos as equipes se preparam bastante. O Juniores tem disputa mais acirrada porque dá vaga  para a Copa São Paulo, então o pessoal se prepara mais e dá uma atenção maior aos jogadores do juniores”, explicou David Filho, técnico da equipe do Manaus, que foi  campeão após disputa no Tribunal de Justiça Desportiva.

Enquanto times saem, outros voltam a disputa do campeonato neste ano. O Princesa do Solimões retorna o projeto de base para buscar futuros grandes nomes  na Terra da Ciranda. “Nós precisamos descobrir novos talentos. Temos que valorizar nossa turma daqui. Ficamos só mandando buscar jogador e acaba não valorizando. Acho que isso é fundamental”, explicou Modesto Alexandre,  presidente do Princesa do Solimões, que vai ter a maior parte da equipe formada por jogadores de Manacapuru.  

Regulamento
De acordo com o regulamento da competição, elaborado pela Federação Amazonense de Futebol (FAF), o Amazonense  de Juniores, que é disputado por jogadores de até 20 anos,  será disputado em três fases: primeira (classificatória), segunda (semifinal) e terceira (final).
 
Na primeira fase, o campeonato será disputado no sistema de pontos corridos em turno e returno, classificando-se para as semifinais os quatro clubes que acumularem o maior número de pontos ganhos nas duas fases.
 
Na fase semifinal, as equipes de melhor critério técnico terão a vantagem do empate e do mando de jogo, a qual será disputada em partidas de ida e volta. Na fase final, a equipe com melhor critério técnico jogará pelo empate e terá direito do mando de jogo na segunda partida.
Os times participantes da edição deste ano são: Manaus, Fast, Rio Negro, Tarumã, Nacional, Cliper, Holanda e Princesa.         

Publicidade
Publicidade