Publicidade
Esportes
BAREZÃO 2016

Definido: Apenas um clube vai ser rebaixado para a Série B do Barezão

O Campeonato Amazonense deve começar entre 17 e 20 de agosto. Em reunião realizada na sede da FAF, decidiu-se que apenas um clube vai ser rebaixado 16/06/2016 às 12:08
Show zcr0316 01f
Com novidades no número de rebaixados, FAF e clubes aprovam regulamento do Barezão 2016 (Foto: Antonio Lima)
Valter Cardoso Manaus (AM)

Após mais de três horas de reunião a portas fechadas entre representantes de clubes que disputam o Campeonato Amazonense e a Federação Amazonense de Futebol (FAF), definiram na última quarta-feira (15) a fórmula de disputa do Barezão 2016, previsto para começar entre 17 e 20 de agosto, incluindo o sistema de rebaixamento e promoção de equipes, com a volta da Série B do Estadual para o ano que vem. 

“Todo mundo saiu consciente, estão tranquilos no que diz respeito aos seus compromissos com o futebol e o que deverão fazer daqui pra frente para ver se nós conseguimos recuperar pelo menos a credibilidade perante o torcedor, perante aquele cidadão que gosta do futebol”, garantiu Dissica Valério, presidente da FAF.

Com  número reduzido de times participantes na edição deste ano, apenas um clube vai ser rebaixado. Em contrapartida duas equipes vão subir para a elite do futebol amazonense na próxima temporada. Alguns dos times que devem jogar a competição estiveram presentes e aprovaram a mudança. “A importância da série de acesso é que nós conseguimos com que a Federação passasse a dar uma seriedade maior e uma organização maior para a Série B, para que ela começasse em um momento propício para o nosso futebol. Ou seja, nós começamos no início do ano e depois da Série B vem a Série A”, analisou o presidente do Tarumã, Antônio Policarpo. 

FORMATO

Ao todo, sete clubes vão disputar a primeira divisão do Estadual deste ano. O sistema de disputa vai ser similar ao do ano passado: os times jogam todos contra todos, em turno e retorno ao fim desta fase, os quatro melhores se classificam para a fase de mata-mata. Com são sete participantes, enquanto seis times atuam, uma folga a cada rodada.

As semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta, com vantagem para os times de melhor campanha, que jogam por dois empates para chegar à final da competição. A grande decisão do Campeonato Amazonense de 2016 - assim como em 2015 - será disputada na Arena da Amazônia, no entanto, será em jogo único e sem qualquer tipo de vantagem das equipes.

Publicidade
Publicidade