Sábado, 20 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Craque

Delegação amazonense ganha 14 medalhas no Jogos Paralímpicos Brasileiros

Paraatletas do estado fazem bonito nos Jogos Paralímpicos Brasileiros 2014 e conseguem 14 medalhas, sendo 10 de ouro, para os quadros do esporte amazonense


02/12/2014 às 17:26

O Amazonas marcou presença nos Jogos Paralímpicos Brasileiros 2014, no último final de semana, em São Paulo, e não decepcionou. Os oito atletas da delegação amazonense trouxeram 14 medalhas, sendo dez de ouro, para o estado.

No atletismo, Hudson Linhares, de 17 anos, conquistou a “tríplice coroa” ao conquistar três medalhas de ouro no arremesso de peso, lançamento de dardo e salto em distância na categoria F42 (de limitação moderada).

Já a jovem Josiane Castro, de 15 anos, faturou dois ouros em salto em distância e lançamento de dardo e ainda o terceiro lugar no arremesso de peso na categoria F46. Já Grabiela Pereira, 17, conquistou a prata no lançamento de dardo e o bronze em arremesso de peso.

Natação

Se na pista os para-atletas amazonenses mostraram sua força, na água não foi diferente. Victor Viana, 15, conquistou pela quarta vez o título brasileiro nas provas de 50 metros livres, 100 metros livres e ainda nos 200 metros medley da categoria S8.

Nos 100 metros costas, brilhou a estrela de Rafael Mamede, 15, que levou o ouro na categoria S7, além da medalha de prata nos 100 metros borboleta. Fechando a participação amazonense na competição, o mesatenista Marlisson Silva, 16, ficou em terceiro lugar na categoria 6 do torneio.

Entendendo as categorias

Os Jogos Paralímpicos Brasileiros são divididas em categorias diferentes para cada modalidade esportiva de acordo com o nível de deficiência dos atletas. No tênis de mesa, por exemplo, as categorias variam de 2 a 15: quanto mais alto o número, menor o grau de deficiência.
Já no atletismo, as categorias variam de F11 até F58, e na natação, de S1 até S14.

publicidade
publicidade
Educador indígena da rede estadual lança livro sobre a vida Munduruku
Curiosidade: nos primeiros anos, jornal A Crítica foi ‘onzeorino’
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.