Quinta-feira, 02 de Julho de 2020
Um dia, um adeus

Despedida do nadador Thiago Nicolau é repleta de emoção

Circuito Master de Natação Paulo Caju rende homenagem ao ex-nadador da seleção brasileira e recordista, Thiago Nicolau



WhatsApp_Image_2020-02-01_at_19.40.28__2__68ED21C4-8D56-48DE-94F4-70B2E24FFA60.jpeg Thiago parte agora para Blumenau, onde vai morar com a esposa (Fotos: Leanderson Lima)
01/02/2020 às 21:10

Com emoção até a última braçada. Foi assim que o ex-nadador da seleção brasileira, Thiago Nicolau, 35, se despediu da capital amazonense, neste sábado (1), na disputa do Circuito Master de Natação Paulo Caju, realizado pela Aquática Amazonas, zona Centro-Sul.  A etapa que foi batizada com o nome de Thiago, serviu para marcar a despedida deste monstro da natação, que vai deixar Manaus para viver em Blumenau (SC).

Thiago falou com a reportagem do portal acrítica.com sobre a emoção da despedida. “Isso é um ciclo que está concluindo, e finalizar ele assim, tão bem, e ter uma homenagem feita pela Aquática, onde eu me dediquei pelos últimos seis anos... treinei bastante, consegui conciliar minha vida toda: estudo, trabalho, treinos, os resultados que eu tive. Formamos uma equipe muito boa. Fiz um ciclo de amizades muito bom. Eu só tenho a agradecer”, diz.



Nas piscinas amazonenses, Thiago bateu nada menos que 36 recordes. “Dentro desses seis anos, os (recordes) mais importantes que considero são os recordes absolutos, recordes históricos do Amazonas. Foram quatro recordes nos revezamentos, resgatando vários atletas que estavam parados e que eram bons também. Eles abraçaram esta causa e com uma equipe muito boa quebramos essas marcas. E tenho dois recordes individuais. Um que era do Eduardo Piccinini (nadador amazonense que participou dos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, na Espanha), nos 50 metros costa. O recorde perdurava 23 anos. Já tem quatro anos que eu bati essa marca. E teve o do Jefferson Mascarenhas, uma marca que permanecia há 21 anos, que nenhum atleta tinha conseguido, e eu baixei a marca em 1 segundo, estabelecendo o recorde dos 100 metros livre com o tempo 52,40”, lembra.

Grande amor


Mais do que medalhas e recordes, Thiago ainda conquistou em Manaus o seu título mais importante. Quem conta essa história é o coordenador da Aquática Amazonas, Pierre Gadelha. 

“A Aquática deu pra ele o melhor prêmio que ele poderia ganhar, que é a esposa dele, que ele conheceu aqui. É um casal jovem. A Renata (Rauen) é uma pessoa muito batalhadora. Com certeza eles vão fazer uma grande família. Em breve estaremos em Blumenau para perturbar a casa deles”, brinca Pierre. 
O pedido de casamento feito por Thiago, inclusive, foi bem inusitado. Ele pediu a amada em casamento, no pódio da Copa Amazônia de Natação, disputada em 2017.  

Renata conta como essa história de amor começou. “Eu fui atleta em Santa Catarina. Quando meu pai começou a fazer triatlo, ele não nadava nada, então comecei a vir para incentivá-lo. Então 6h eu estava aqui (na Aquática Amazonas) todo dia. Foi quando eu conheci o Thiago. Eu tinha como meta fazer a travessia do rio Negro. Nisso aí ele foi meu guia”, revela Renata.

E o que a natação uniu, nada separa. “Estamos encerrando uma etapa aqui, em Manaus, mas a natação nunca vai sair de nossas vidas. Ela ligou a gente, e vai estar sempre ligando a gente com certeza, quando a gente tiver filhos a gente vai continuar neste meio”, diz Renata. 

Dicas de campeão


Com a autoridade de quem escreveu uma linda história na natação amazonense, Nicolau deixa uma última mensagem para a nova geração que vem chegando. 
“O conselho que eu dou é treinem. Acreditem no seu treinador, acreditem no trabalho que está sendo feito. Se dediquem bastante. Sempre foquem nos objetivos e tentem conquista-los. Não deixem para depois, porque hoje em dia eu estou com 35 anos. Tenho a cabeça de um menino para treinar, tenho uma boa disposição, mas o corpo não responde igual a antigamente. Aproveitem a sua juventude, se dediquem, treinem bastante que os resultados vão vir”, finaliza. 

News leanderson b7ec9c58 64a9 47ea b44f 6d95bec6b283
Jornalista, editor-executivo do MANAUS HOJE

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.