Publicidade
Esportes
SACRIFÍCIOS

Destaque do taekwondo amazonense passa sufoco na preparação para o Grand Slam

Karpovyo Santos conseguiu ir a São Paulo duas semanas antes do evento para treinar, mas pela falta de ajuda de custo está quase sem se alimentar 29/03/2017 às 05:00 - Atualizado em 29/03/2017 às 12:51
Show 11893824 904357289617310 3785429412548013288 o
Karpovio foi para São Paulo para se preparar para o Grand Slam de Taekwondo, mas passa por dificuldades para se manter fora do Amazonas. (Foto: divulgação)
Jéssica Santos Manaus (AM)

O amazonense Karpovio Santos é um dos destaques brasileiros do taekwondo. Ele está classificado para o Grand Slam da modalidade, que será realizado nos dias 7 e 8 de abril, no Rio de janeiro, mas tem passado por muitas dificuldades para conseguir participar da competição.

Isso porque Karpovio, com sacrifícios, foi treinar em Campinas (SP) na semana passada, na academia Projeto Raça, para então seguir para a disputa no Rio de janeiro, mas como viajou apenas com a passagem e com pouca ajuda de custo, ficou sem recursos para se alimentar. Além disso, Karpovio está dormindo na academia onde treina.

“Vim praticamente só com a passagem, estou treinando muito aqui, de manhã, de tarde e de noite, e não tenho dinheiro para comer. Preciso muito me alimentar, e hoje nem almocei”, contou o atleta no fim da tarde de ontem, 28.

Karpovio Santos (-87kg) é um dos quatro amazonenses classificados para participar do Grand Slam de Taekwondo, competição onde será formada a seleção brasileira de 2017. E foi justamente pela importância da competição que Karpovio decidiu ir treinar em São Paulo duas semanas antes do evento. Assim, ele conseguiu apoio para a passagem e alguma ajuda de custo, mas os recursos não foram suficientes, e o atleta de alto-rendimento agora se vê sem saída.

Quem quiser ajudar o atleta pode fazer um depósito na conta dele: Caixa Econômica Federal, Agência 1043 013 Conta Poupança 00028591-8, no nome de Karpovio Santos Barros, CPF 009.925.252.09.

Karpovyo tem uma trajetória vitoriosa no esporte, apesar de sempre ter tido que se sacrificar para conseguir treinar competir. (Foto: divulgação)

Atleta de destaque do Amazonas há anos, Karpovio é quinto lugar do ranking brasileiro da modalidade, e faz parte da seleção brasileira reserva de taekwondo. Mesmo tendo conquistado diversos bons resultados nos últimos anos, o atleta não tem patrocínios, e está sofrendo com a falta de apoio. No Amazonas, ele vive em Rio Preto da Eva, onde trabalha vendendo açaí.

Ano passado, Karpovio estava classificado para ir ao Pan-americano do México, mas não pôde ir representar a seleção brasileira pela falta de apoio. Ele também participou da seleção da modalidade para as olimpíadas do Rio, e ficou em quarto lugar.

Além dos seus resultados mais recentes, o lutador já foi campeão brasileiro, intercontinental, campeão do Brasil Open e bicampeão da Copa América.

Entre as pessoas que se uniram para ajudar o atleta estão: Miguel (Mercearia Pará), Anderson Souza (prefeito), Luizinho Medeiros, Gemima (Café da Priscila), Professora Socorro Nogueira, Toinho Gente Pequena, Darlan Celulares, e Carlinho Souza.

Amazonenses no Grand Slam

Além de Karpovio Santos (-87 kg), Vitória Neves (-55kg), Débora Coelho (-55kg) e Patrícia Aquino (+73kg) também representarão o Amazonas no Grand Slam. Karpovio e Débora se classificaram automaticamente por fazerem parte da seleção 2016, enquanto Vitória e Patrícia Aquino se classificaram através do ranking brasileiro.

Publicidade
Publicidade