Publicidade
Esportes
Craque

Dias de jogos da Seleção e na Arena da Amazônia serão feriado em Manaus

Órgãos municipais e estaduais, escolas e outras instituições não devem funcionar durante todo o evento 17/11/2013 às 13:53
Show 1
Dias de jogos da Seleção e na Arena da Amazônia serão feriado
LORENNA SERRÃO ---

O Brasil é conhecido como o País do futebol e do carnaval e é claro que em junho do próximo ano teremos uma grande folia verde amarela, dentro e fora dos gramados, por conta da Copa do Mundo. Ainda mais, que durante a primeira fase do torneio – de 12 a 25 de junho – teremos apenas cinco dias úteis, já que nos dias de jogos do Brasil e em Manaus será decretado feriado– Isso é tudo que os brasileiros queriam para aproveitarem bastante um dos principais espetáculos esportivos do planeta.

Pensando nisso alguns órgãos municipais e estaduais, escolas e outras instituições não devem funcionar durante todo o evento.

No Amazonas, a maioria das pessoas não terá problemas para acompanhar o Mundial. Segundo a Agência de Comunicação do Estado (Agecom), o Governo vai decretar ponto facultativo durante os jogos da Seleção Brasileira e das partidas que acontecerão na Arena da Amazônia, na primeira fase do Mundial.

“Para evitar problemas no trânsito e por uma questão de segurança, principalmente, o governador deve decretar feriado nos dias de jogos do Brasil e na Arena também”, explicou Miguel Capobiango - coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa - UGP.

Opiniões divididas

Com apenas cinco dias úteis, os manauenses poderão aproveitar tudo que uma Copa do Mundo pode proporcionar. Além do show dentro dos campos, os torcedores terão, na primeira fase do torneio, oito dias para fazer o que quiser. Mas nem todas as pessoas aprovam a ideia.

O CRAQUE foi às ruas ouvir a opinião dos trabalhadores sobre essa “folga prolongada”. No Distrito Industrial de Manaus, as empresas já começam a traçar um planejamento específico para a data. “O que as empresas industriais devem fazer é a antecipação da produção ou a antecipação das férias de dezembro para o mês de junho. Vamos ficar muito tempo parado, mas se houver planejamento (por parte das empresas) não haverá prejuízo. A Copa é um evento especial e nós temos que fazer o possível para que tudo aconteça da melhor forma possível”, disse Wilson Périco, presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam).

Antecipar a produção e as férias. É exatamente esse o esquema que algumas empresas devem adotar durante o Mundial no Brasil. A CCE, em Manaus, já avisou alguns funcionários que eles terão 15 dias de férias em dezembro e que os outros 15 serão tirados em junho, durante a primeira fase da Copa. A proposta divide opiniões.

“Eu gostei da ideia, afinal vou poder assistir aos jogos do Brasil e torcer bastante também, claro”, disse Rosiane Pereira - operadora multifuncional.

Mas o companheiro de trabalho de Rosiane, Janderson Lima não concorda com essa folga no meio do ano. “Para quem gosta de farra isso é ótimo, mas para quem estuda, como eu, tirar 15 dias de férias em junho não terá muita vantagem”, comentou.

Festa e planejamento

Por conta da segurança e da logística no trânsito da cidade, os dias de jogos do Brasil e jogos em Manaus serão decretados feriados, segundo adiantou a Agência de Comunicação do Governo do Estado (Agecom) ao CRAQUE. Enquanto os trabalhadores comemoram a folguinha a mais, o comércio, a indústria e as instituições de ensino se planejam para não ter a produção prejudicada pelos feriados.

Instituições de ensino se adaptam

Por conta da Copa do Mundo, as escolas municipais e estaduais, assim como as universidades terão que reformular o calendário letivo, para que os alunos não sejam prejudicados.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), após reunião com representantes de servidores, decidiu que as aulas da rede estadual começarão na primeira semana de fevereiro, com férias na primeira quinzena de junho. Já a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) só deve definir o calendário do ano que vem em uma reunião do Conselho Universitário, no dia nove de dezembro.

Município

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentou uma proposta ao Conselho Municipal de Educação, onde as aulas iniciam no dia cinco de fevereiro e encerram no dia 19 de dezembro. Com a recuperação nos dias 22, 23 e 26 de dezembro. Com o recesso escolar de 14 a 28 de junho, as aulas nos dias dos jogos do Brasil serão suspensas e repostas aos sábados, mas a ideia ainda não foi aprovada.

Voz das ruas

Como você vê a questão dos feriados no mês da Copa?

Rosiane Pereira

28 anos - Operadora multifuncional da CCE

“Gostei de saber que estaremos de férias durante a Copa do Mundo, assim poderei assistir aos jogos do Brasil”

Iram Rodrigues

31 anos - Motorista da empresa lmc

“Sou motorista das rotas da Sony e se os funcionários ‘folgarem’ durante a Copa do Mundo, eu também estarei livre para assistir aos jogos”

Neila Anjos

27 anos - Operadora de máquina na Sony

“Não gosto muito de futebol e estou cansada. Queria tirar férias agora em dezembro, mas agora terei que esperar até junho do ano que vem ”

Jandeilson Lima

32 - Técnico de segurança da cce

“Com apenas 15 dias de férias em dezembro fica impossível viajar. Eu iria aproveitar os 30 dias para fazer intercâmbio, mas agora terei que cancelar”

Ralph Assayag

51 anos - presidente da CDLM

“Se os jogos do Brasil acontecerem pela manhã, o comércio em Manaus vai funcionar somente à tarde. E se forem à tarde, pela manhã ”

Publicidade
Publicidade