Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020
RETORNO

Diretor da FAF confirma retorno do Amazonense Sub-19 para 5 de setembro

Primeira competição organizada pela FAF após termino do Barezão, Campeonato Amazonense Sub-19 será retomado daqui há 60 dias com expectativa de fim em novembro



83932aa3-b741-4e1f-8fd8-743b0f6c5e23_3686C9EB-88DE-4F0E-B353-A1ED956D2BDA.jpg Foto: Daniel Prestes
07/07/2020 às 10:07

Com apenas duas rodadas disputadas e paralisado no dia 13 de março, o Campeonato Amazonense Sub-19 vai ver a bola rolar novamente no próximo dia 5 de setembro. Em conversa com o CRAQUE, o coordenador das divisões de base da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Thiago Durante, disse que a decisão foi tomada com antecedência justamente para ajudar os clubes a se planejarem visando o Estadual e explicou como serão as medidas de segurança que a entidade deverá aplicar.

“Já tem algum tempo que a gente definiu isso. A previsão de retomar é no dia 5 de setembro, essa data está mantida, a não ser que aconteça algo até lá que faça com que a gente mude. Nós decidimos isso com antecedência para que os clubes se planejem, mais ou menos como a CBF definiu com o Campeonato Brasileiro da Série A, B e C”, explicou Durante.



Como os times da base não contam com recursos para lidar com as altas cifras que demandam protocolos de segurança mais rígidos, como o que ocorre no Campeonato Carioca, que realizam testes antes de todas as partidas, resta para a entidade local adotar um protocolo de segurança mais brando, para que os clubes tenham condições de arcar com os custos.

“Então, a ideia é que até setembro a gente não precise fazer testagem, a gente possa trabalhar mais com a questão das máscaras, álcool em gel, medição de temperatura, e não tenha que onerar ainda mais os clubes, porque os nossos times têm uma condição financeira muito aquém comparado a clubes de outros estados”, explicou o coordenador.

Data pode mudar? 

A ideia de alongar à data até o início de setembro leva em consideração a expectativa da FAF de que a capital amazonense não passe por uma segunda onda da Covid-19.

“A data pode mudar, nós vivemos na excepcionalidade, sempre pode, mas a ideia é que no dia 5 de setembro a gente retorne com a terceira rodada da competição. Caso aconteça algo, e a gente chegue à conclusão, juntamente ao lado dos clubes e os órgãos competentes, que ainda não é seguro esse retorno, nós vamos rediscutir uma data”, completou Thiago.

Paralisado na segunda rodada, o Campeonato Amazonense Sub-19 é composto por nove equipes: Manaus FC, Real Manaus, Fast Clube, Iranduba, São Raimundo, Tarumã, Princesa e Tabosão. Na primeira fase, todo mundo enfrenta todo mundo em um sistema de pontos corridos, classificando oito times para o ‘mata’ das quartas de finais, sendo que os quatro primeiros jogam como mandante e têm a vantagem do empate. Nas semifinais e final essa vantagem do empate pelo campanha da primeira fase deixa de valer.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.