Publicidade
Esportes
Craque

Do Japão para uma terra tão tão distante: a luta que inspirou o combate dos jedis em Star Wars

CRAQUE revela origem dos duelos entre os Cavaleiros Jedi contra aqueles que representam o Lado Sombrio da Força: a arte marcial japonesa Kendo 27/12/2015 às 15:55
Show 1
Kendo inspirou combates em Star Wars
Denir Simplício ---

A saga Star Wars está de volta arrastando milhões de fãs aos cinemas do mundo inteiro ávidos pela história que há quase 40 anos atrai cada vez mais aficionados.

No entando, poucos sabem que os duelos entre os Cavaleiros Jedi contra aqueles que representam o Lado Sombrio da Força tem origem em uma arte marcial japonesa, o Kendo. E o CRAQUE foi conhecer de perto os jedis, digo, os kendocas amazonenses que tentam “despertar a força” desse esporte no Amazonas.

A Kendo Manaus (KMAN) é como se fosse uma Ordem Jedi, responsável em manter a tradição japonesa de ensinar o “Caminho pela Espada”, como também é chamada a arte marcial, que inspirou George Lucas a criar a franquia de Guerra nas Estrelas. Cabe ao parintinense Erick Romell, 28, levar a filosofia que concilia a união da mente, corpo e espírito na busca de uma vida de justiça e equilíbrio, preceitos que lembram os heróis da saga que consagrou Luke Skywalker, Obi-Wan Kenobi e Mestre Yoda.

Hoje a KMAN é um grupo de estudo da arte marcial japonesa que está tentando se filiar a Confederação Brasileira de Kendo (CBK). Romell,  que se tornou fã do filme bem depois de começar a prática do Kendo, lembra das várias semelhanças nas posições usadas em Star Wars e o Kendo. A começar pela shinai, espada de tiras de bambu, que no filme é representada pelo sabre de luz.

“A princípio algumas posturas usadas no Kendô são amplamantes usadas do filme. A semelhança da shinai, que é nossa espada de bambu, com o sabre de luz. A própria armadura, o bogu, utilizada pelos principais personagens. A disciplina que é cobrada e exigida na ordem, além de outras que são mostradas no decorrer do filme”, comentou o instrutor da KMAN

O despertar do Kendo

O Kendo segue os mesmos preceitos do Bushido, código do Guerreiro Samurai, e tem centenas de anos.  O Caminho pela Espada também requer habilidades físicas e mentais necessárias para o confronto. O objetivo do Kendo não é apenas desenvolver as técnicas de luta, mas também os aspectos morais e espirituais que podem, eventualmente, serem aplicados no cotidiano dos praticantes.

Erick Romell lembra que apesar do grande apelo comercial da saga de Star Wars não houve procura de novos alunos pela prática do Kendo. “Não, não fomos procurados por novos alunos. As pessoas talvez não tenham esse conhecimento de que o Kendo é mais que uma arte marcial que usa a espada. Existe todo um estudo sobre o ser humano em busca do equilíbrio, paciência para melhorar a convivência com as pessoas”, concluiu.

Publicidade
Publicidade