Publicidade
Esportes
HANDEBOL

Dois jogos abrem a Copa dos Campeões de Handeboll nesta quinta (18) em Manaus

O primeiro jogo será às 19h30 e a segunda partida às 21h, no ginásio Renné Monteiro, na av. Constantino Nery. A entrada é gratuita 18/05/2017 às 05:00 - Atualizado em 18/05/2017 às 09:52
Show rionegrohand
Rio Negro abre a rodada dupla de jogosd (Foto: Anderson Silva/Sejel)
Camila Leonel Manaus (AM)

Os campeões amazonenses de handebol masculino iniciam nesta quinta-feira (18) a disputa da Copa dos Campeões de Handebol, no ginásio Renné Monteiro, na av. Constantino Nery, em Manaus. Serão duas partidas: a primeira às 19h30 com Nilton Lins e Rio Negro e a segunda com Adalberto Vale e HCM, às 21h. Esta é a segunda edição da competição, que foi vencida pela Nilton Lins no ano passado.

A competição foi criada como uma exigência dos clubes para fomentar a preparação deles para o Amazonense. As cinco equipes participantes conquistaram o Estadual desde o surgimento da Liga em 2007. Rio Negro, Adalberto Valle, Handebol Clube Manaus, Nilton Lins e Penarol são as equipes credenciadas para a disputa que inicia nesta quinta e encerra no dia seis de junho. Serão 10 jogos divididos em quatro rodadas. Todos jogam entre si e quem conquistar mais pontos será o campeão.

A competição para a equipe da Nilton Lins é visto como uma preparação para competições importantes que o time terá no próximo mês, incluindo o campeonato estadual e os Jogos Universitários. A importância aumenta ainda mais considerando que o time passou por um processo de renovação.

“A nossa equipe começou a preparação para a temporada em março e vemos como preparação porque perdemos seis jogadores e é uma equipe renovada. Nosso time está na segunda divisão dos jogos universitários, que começa em junho, e é mais disputada. E tem o amazonense também”, disse o técnico do time, José Carlos.

Se a Nilton Lins busca continuidade, o Rio Negro vive uma situação diferente. Após oito anos parados, os barrigas pretas voltam ao cenário do handebol estadual. “Nós retomamos neste ano e fomos convidados por ter ganhado os títulos amazonense de 2008 e 2009. Estávamos disputando a Taça Laércio Miranda e tivemos duas semanas para nos prepararmos agora. Com esta retomada, mesclamos juventude e jogadores mais novos e estamos treinando para aperfeiçoar isso”, disse o técnico Railson Queiroz.

Entre os veteranos, o mais velho é o central André Luis, que aos 40 anos ainda joga como titular e volta ao time na fase de retomada.  “É muito satisfatório voltar ao Rio Negro, toda essa história que eu tenho com o clube me motivou e apesar de estar voltando agora temos o apoio dos atletas e estamos motivados em jogar. Eu converso bastante com eles, dou dicas: faz isso, faz aquilo. Então converso bastante com eles”, disse o jogador que esteve presente nos títulos conquistados na década passada.

 Na segunda partida, um duelo de times, o HCM, campeão da primeira edição, também vê a Copa como uma chance de melhorar o ritmo de jogo e com isso poder sonhar em chegar mais longe em competições a nível nacional. “O projeto do HCM para esse ano é conquistar espaço a nível nacional. O nosso objetivo é sermos campões amazonenses e garantir participação na Liga Nacional de handebol”, explicou o treinador José “Break”.

Mas nessa fase de preparação, a equipe terá pela frente o atual campeão amazonense: o Adalberto Valle. “Temos novos atletas, mas mantemos o mesmo padrão do ano passado e queremos nos preparar para o amazonense. No caso fazemos nossa estreia contra o HCM, time que vencemos na final ano passado e a expectativa é que o time vá bem”, avaliou o treinador Erinaldo Correa.

Publicidade
Publicidade