Sábado, 31 de Outubro de 2020
CRESCIMENTO

Associação de Pesca Esportiva de Parintins ganha força no interior do AM

Há seis anos, a organização da modalidade realiza atividades na região do Baixo Amazonas e conta atualmente com 40 participantes ativos



Pesca_Esportiva_PIN_8B01B5E8-0835-4CAE-BB27-5AA0AE069D84.jpg Foto: Divulgação
11/01/2020 às 16:56

Como atividade milenar, a pesca ao longo do tempo seguiu por diversas empreitadas, seja artesanal, feita para o consumo familiar; a industrial, realizada por grandes embarcações, que chegam muitas vezes a realizar ‘trabalhos’ predatórios; e a esportiva, que tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente, no interior do Amazonas, no município de Parintins (localizado a 369 km da capital Manaus).

Há seis anos, a Associação de Pesca Esportiva de Parintins (Apepin) tem conquistado novos adeptos da prática e, principalmente, levantado a bandeira de conscientização ambiental. 



“Buscamos a conscientização dos ribeirinhos na preservação do Tucunaré, os alertando para os benefícios do turismo em nossa região”, enfatizou o presidente da entidade, Geraldo Sávio, que pratica o esporte há 10 anos.

Atualmente com 40 integrantes atuantes na Associação de Pesca Esportiva de Parintins, o presidente Geraldo Sávio explicou como surgiu a iniciativa de consolidar o coletivo na região do Baixo Amazonas.

“Do momento que percebemos que já havia muita gente envolvida com a pesca esportiva, resolvemos criar a associação  com o intuito de legalizar o grupo e termos alguns benefícios para contribuir com o objetivo do coletivo”, disse o mandatário, que revelou dificuldades para reunir todos os participantes. Geraldo sempre lança ‘carta aberta’ à sociedade, visando alcançar mais pessoas, principalmente através de torneios da modalidade.

“Reunir todos é muito difícil devido aos compromissos extras dos participantes, mas sempre que aparece a oportunidade, lançamos o convite para os 40 integrantes. E esse é um dos nossos objetivos, sempre buscando mais pessoas. E também já conseguimos envolver pessoas na prática desse esporte através dos nossos torneios e a tendência é crescer cada vez mais. Também é um trabalho que exige muito esforço da nossa parte, mas nós acreditamos que fará uma grande diferença na sociedade.  A pesca esportiva vem aos poucos ganhando seu espaço e, ao mesmo tempo, a missão de preservação vem brotando com sucesso”, ponderou o presidente.

Torneios inspiradores


Paciência e foco é um dos principais fatores para um praticante da pesca esportiva obter bons resultados. E refletindo isso nas ações da entidade na Ilha Tupinabarana e proximidades, Geraldo Sávio destacou as cinco competições realizadas nos últimos três anos no interior do Estado e o desempenho dos pescadores parintinenses.

“Já realizamos cinco torneios em Parintins em três anos. E realizamos em outras cidades também próximas a Parintins. E nossos pescadores sempre participam dos torneios em Manaus e Oriximiná, no Pará. E já foram campeões”, ressaltou o pescador esportista Geraldo Sávio.

Para o calendário de 2020, dois torneios estão confirmados, e devem movimentar ainda mais os rios e lagos da região.

“Vamos realizar o primeiro torneio que será no Balneário do Cantagalo (Parintins), em julho. E em setembro vai ser no Festival de Verão, no distrito do Caburi (interior de Parintins)”, revelou o presidente da Apepin. 

Lugares Paradisíacos


Cercada pela água doce do Rio Amazonas, e lagos afluentes, cenários diferenciados não faltam aos pescadores da Apepin. Geraldo Sávio destacou alguns pontos utilizados  para a prática esportiva. “Praticamos em uma área na própria cidade, conhecida como Cantagalo e locais próximos como Zé Açú,Uaicurapá e Mamurú”, concluiu.

News 48367672 1136721996505445 2342939255929569280 n 2dad860c 0057 4e2e b7f5 f53181960f2f
Repórter do Craque
Jornalista formado na Ufam, campus de Parintins. Estudante de pós-graduação em jornalismo esportivo na Universidade Estácio de Sá. Repórter do Caderno de Esporte ‘Craque’ de A Crítica desde novembro de 2018.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.