Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019
TUFÃO

Perto da aposentadoria, Marinho aposta em promessa da base do Tufão

Marinho atualmente treina a equipe sub-19 do São Raimundo e tem repassado toda sua experiência para o jovem de 19 anos Jefferson Reis, que deixou de ser zagueiro para se tornar artilheiro da equipe



Marinho_e_Macarr_o_BFE75856-EB34-4A32-AA4B-1858F18CAC2F.jpg Foto: Antônio Lima
13/07/2019 às 15:00

Na equipe sub-19 do São Raimundo-AM, a história de dois centroavantes de gerações diferentes se entrelaçam por meio de dois espaços: a área técnica e a grande área.  Em campanha surpreendente no Barezão sub-19, o Tufão da Colina vem mostrando seu potencial para o futebol amazonense, como é o caso do treinador novato Mário Jorge Maciel, 39, o Marinho, e o centroavante Jefferson Reis, 19, apelidado de Macarrão. A alcunha vem da estatura de mais de 1,90 cm, mas ele não tem 'só tamanho': o jogador vem deixando sua marca como artilheiro da competição estadual de base com nove gols. 



À espera das quartas-de-final da competição estadual na próxima terça-feira (16), contra o Iranduba, Marinho tem sido o responsável por lapidar o talento do artilheiro Macarrão, que iniciou sua trajetória como zagueiro no Tufão neste ano.

“Na estreia da competição ele jogou como zagueiro e depois a gente passou a apostar como centroavante e deu certo. Mas isso é fruto da dedicação dele, do comprometimento. Então facilita bastante orientar ele pelos 23 anos de jogador na mesma posição. Estamos orientando, dando algumas dicas, ensinando alguns atalhos, e a gente sempre procurar passar um pouco da experiência na função pra ele”, declarou Marinho.

Para Jefferson Reis, ter à beira do gramado uma de suas referências como atleta é um privilégio.

“É muito bom porque tudo o que ele sabe, ele passa para mim e, graças a Deus, tem dado tudo certo. Todo jogo praticamente eu tenho feito gol”, disse o centroavante do sub-19 do Tufão, que falou sobre a mudança de posição pelas mãos de Marinho.

“Não foi estranho eu mudar de posição, porque eu já tinha jogado antes de vir para o São Raimundo, e aqui voltei novamente para jogar no ataque”, disse Jefferson, que revelou o desejo de fazer história no clube, subir para o profissional e ajudar a reerguer a equipe, para dar alegrias ao torcedor ‘bucheiro’.

“A gente quer ajudar a levantar o clube, fazer a torcida são raimundense feliz e também vontade de jogar a Série B esse ano no profissional, mas vai depender do professor (Marinho)”, relatou o centroavante.

Aposentadoria

Com 23 anos de carreira no futebol, o centroavante Marinho, também chamado de Tanque, vai pendurar as chuteiras no fim deste ano. O jogador que iniciou sua trajetória em 1996 na base do Clipper teve uma vitoriosa trajetória no futebol da capital e do interior, onde conquistou títulos inéditos do Barezão pelo Grêmio Coariense em 2005, e Penarol em 2011 e 2012.

“O momento mais marcante de todos esses anos da minha carreira foi a conquista com o Grêmio de Coari, que foi o primeiro clube do interior a vencer o Campeonato Amazonense, e depois tive o privilégio pelo Penarol, onde a gente conquistou o bicampeonato e foi a primeira equipe do interior a conquistar duas vezes o Barezão. Então são duas conquistas históricas da minha carreira”, declarou o jogador que teve passagens por clubes como o São Raimundo, Rio Negro, Nacional, Sul América, Holanda e até mesmo no futebol chinês em 2009, pelo Hong Kong Pegasus.

Marinho revelou o desejo de se aposentar no São Raimundo, na disputa da segunda divisão do Barezão no fim do ano, e pontuou sobre o foco na função de treinador.

“Meu sonho é parar esse ano pelo São Raimundo-AM, e quem sabe com o acesso a primeira divisão, e se Deus quiser com o título. Então vamos aguardar o que vai aparecer. E estou muito focado no trabalho aqui no sub-19, e quem sabe conseguir avançar as semifinais, e depois chegar a uma final e conseguir o título. Vamos manter nosso modo de trabalhar”, concluiu Marinho. O Tufão joga na terça-feira, às 20h, contra o Iranduba, no estádio da Colina para a disputa das quartas de final.
 

News 48367672 1136721996505445 2342939255929569280 n 2dad860c 0057 4e2e b7f5 f53181960f2f
Repórter do Craque
Jornalista formado na Ufam, campus de Parintins. Estudante de pós-graduação em jornalismo esportivo na Universidade Estácio de Sá. Repórter do Caderno de Esporte ‘Craque’ de A Crítica desde novembro de 2018.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.