Referência da pesca esportiva, Johnny Hoffman fala sobre carreira e evento em Barcelos
O pescador esportivo que atualmente vive em Manaus marca presença como competidor no 1º torneio internacional da modalidade na cidade Barcelos, nos dias 22 e 23 de fevereiro

“É um peixe do boné virado”! Este jargão, inventado pelo pescador esportivo Johnny Hoffman, 44, explica duas coisas na vida do profissional natural de Lagoa Vermelha (RS): a dificuldade comum encontrada na batalha pela captura de um peixe grande e forte e, principalmente, a luta iniciada aos 22 anos para marcar o nome no esporte e transformar a prática no sustento da família.
Na época, ainda buscando trilhar a jornada na modalidade, Hoffman participou da maior feira de pesca esportiva da América Latina, a Feipesca, na década de 1990, em São Paulo. A partir daquele momento, a vida do pescador foi ‘de vento em popa’ e veio o reconhecimento de muito trabalho escrevendo para revistas como a Pesca Esportiva, e programas de TV e internet: Fish TV e a Liga da Pesca.
“Hoje a satisfação de ser reconhecido a nível nacional e internacional, é saber que consegui realizar meu sonho de viver da pesca de sustentar uma família com a pesca. E entender que esse tipo de atividade além de me dar prazer pessoal, ela é ainda que quanto mais a gente divulgar, estamos pensando o futuro das novas gerações. Pois a pesca esportiva é uma atividade que é amiga da natureza, porque o verdadeiro pescador esportivo se preocupa com o meio ambiente”, declarou o pescador esportivo, que iniciou a prática influenciado pelo pai, Délcio Hoffman.
Com mais de 20 anos de profissão, o pescador gaúcho tem na memória lugares especiais onde realizou feitos inesquecíveis na atividade com as varas de pesca, linhas, carretilhas e iscas.
“Pesquei nos Estados Unidos, porque foi ali que nasceu a pesca esportiva. Já pesquei na Coréia do Sul, onde são os fabricantes de materiais que eu dou consultoria da marca Marine Sports. A Colômbia é excelente para pesca do Tucunaré-Açu; O oceano Pacífico do Panamá é um dos melhores locais do mundo para pesca de água salgada; Suriname hoje é a capital mundial das grandes Piraíbas, que hoje no Brasil está em extinção”, enfatizou.
Projeto filantrópico
Com olhar de amor ao próximo, o pescador esportivo conta com canal Johnny Hoffman Oficial, de mais de 300 mil inscritos, com dicas e técnicas de pesca. Mas o ponto fundamental deste trabalho é a doação de toda arrecadação financeira para Hospital do Câncer de Barretos, interior de São Paulo.
“A ideia que a gente teve é de destinar toda a nossa verba ao Hospital do Câncer. É um hospital que trata pessoas do Brasil inteiro de forma gratuito. E isso é uma maneira de ajudar o próximo”, ressaltou.
Convite Especial
Marcado por diversas andanças pelo país, atualmente Johnny Hoffman mora em Manaus, e recebeu convite para participar do 1º torneio internacional de pesca esportiva em Barcelos (distante a 401 km de Manaus), nos dias 22 e 23 de fevereiro.
O evento tem como objetivo a captura do Tucurané-açu (peixe típico do Amazônia), e para uma das referências da pesca esportiva no Brasil é o certame vem a ser um marco.
“É muito gratificante de receber o convite, porque acredito eu que vai se tornar um marco da pesca esportiva do Amazonas. E que poderá se tornar num dos grandes eventos do calendário turístico do Amazonas”, concluiu.