Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
publicidade
Futsal_Rio_Negro_Yan_6F0FFC5E-376F-46F3-9250-2108BE6056FF.jpg
publicidade
publicidade

RIO NEGRO

Yan Duarte segue passos de Roberley Assis e lapida garotada no futsal

Há dois anos reativada por Roberley Assis e Yan Duarte, a Escolinha de Futsal do Rio Negro mantém acesa a chama do trabalho na base do Clube


07/04/2019 às 15:57

Entre idas e vindas da Escolinha de Futsal do Rio Negro, situada no Centro, dois personagens traçam o mesmo caminho de  treinadores, mas em lugares diferentes do mundo. Na capital Baré, o jovem Yan Duarte,24, lapida a garotada ‘boa de bola’ de Manaus, no ginásio Aristóphano Antony, na sede do clube barriga preta. Enquanto isso no Velho Continente, na cidade de Dublin, Irlanda, Roberley Assis, 38, continua sua jornada há um ano no curso de treinadores da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol). 

A relação entre os dois treinadores amazonenses vem do trabalho das categorias de base do ‘Galo da Praça da Saudade’.

“A escolinha é bem antiga, tem uns 30 a 40 anos, teve várias idas e vindas, tinha sido desativada em 2014, e então em 2017 eu e o professor Roberley resolvemos reativar. Em março de 2018, o Roberley foi embora pra Irlanda, e então eu a minha esposa, Karliana, resolvemos continuar com a Escolinha com o aval do Clube pra desenvolver o trabalho. Nós somos a escolinha oficial do clube”, relatou Yan Duarte, coordenador da Escolinha de Futsal do ‘Galo’.

Nascido em berço de família Rio Negrina, Yan Duarte recorda como a ‘pelota’ chegou em sua vida, e os trabalhos realizados no clube.

“Eu fui aluno da escolinha, entrei em 2004, quando eu tinha 9 anos, e fiquei mais ou menos até meus 15 anos. O Roberley que foi meu parceiro quando a gente reativou a escolinha. Ele foi meu professor aqui. Eu estudei e me formei em Educação Física, e também já trabalhei na categoria de base no campo e no sub-20, onde a gente disputou o Amazonense.  Também trabalhei como auxiliar técnico e supervisor”, relatou Yan Duarte.

Seguindo os passos 

De aluno a colega de profissão, Yan Duarte e Roberley Assis provaram o valor da dedicação no esporte com o resgate das categorias de base do Rio Negro, e com a parceria além das linhas do campo e da quadra as trocas de experiências hoje em dia são pilares para o desenvolvimento dos dois treinadores.

publicidade

“A gente se reencontrou na faculdade de Educação Física, em um torneio interno de alunos e ex-alunos, e sempre mantivemos uma boa amizade. Já havíamos trabalhado juntos em 2016 no futebol de campo sub-20 no Rio Negro e foi bem tranquilo. Até hoje a gente troca experiências, ele sempre compartilha as coisas de lá comigo, e eu falo o andamento das coisas daqui pra ele”, ressaltou Yan Duarte.

Para o treinador Roberley Assis ver o ex-aluno Yan assumindo o trabalho na escolinha de futsal do Rio Negro é motivo de orgulho.

“Ele está assumindo tudo isso com muita competência, e muito profissionalismo, e a idade que ele está agora foi a idade que eu comecei como treinador. Então tem muito caminho pela frente, muito sucesso e com certeza tem muito potencial”, destacou Roberley Assis.

A satisfação de poder ensinar tudo o que aprendeu ainda como aluno da Escolinha é uma das maiores conquistas de Yan Duarte.
“Pra mim é muito gratificante saber que quando eu era pequeno eu estava na posição dos meus alunos, de querer jogar e evoluir, e hoje, depois que passou minha época de jogar, apesar de eu ser novo, eu procurei estudar e me aperfeiçoar, e quero passar pra eles que seja um bom cidadão, se não for um atleta, seja um bom homem pra sociedade”, concluiu o professor da Escolinha do Galo.

Detalhes

Além da relação entre ex -aluno, professor, e posteriormente colegas de profissão, Yan Duarte e Roberley Assis trabalharam juntos nas categorias de base do Galo da Praça da Saudade. Seja em atuações conjuntas ou individuais, os dois treinadores têm juntos no currículo passagens pelo sub-17,  sub-20 e juniores no futebol de campo. 

 

publicidade
publicidade
Diretoria do Fast Clube inaugura escolinha de futsal na próxima segunda-feira (15)
Jovem atleta supera paralisia cerebral através do futsal em Manaus
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.