Publicidade
Esportes
Craque

Dunga faz a alegria de times nacionais e convoca apenas jogadores ‘estrangeiros’

Resgate de Lucas, retorno do ex-capitão Thiago Silva e muitas caras novas marcam a lista para os jogos contra Turquia e Áustria. Equipes na reta final do Brasileirão e Copa do Brasil agradecem a decisão do treinador 23/10/2014 às 11:41
Show 1
Dunga convoca Seleção para amistosos em novembro e poupa times brasileiros.
ACRITICA.COM Manaus (AM)

O técnico Dunga divulgou a lista dos convocados para os próximos amistosos da Seleção Brasileira na manhã desta quinta-feira (23) na sede da Confederação brasileira de Futebol (CBF) e apenas jogadores que atuam no exterior foram chamados. Atendendo um apelo dos clubes brasileiros, o treinador poupou as equipes que disputarão jogos decisivos nas principais competições nacionais no mesmo período.

Com a decisão de não chamar os atletas nacionais, quem se deu bem foram jogadores dados como esquecidos pelos torcedores e comissão técnica. É o caso do meia Lucas do Paris Saint Germain, que ficou de fora da Copa do Mundo e desde que saiu do São Paulo faz campanha irregular na França. O retorno de Thiago Silva foi confirmado por Dunga, que deve voltar a fazer dupla de zaga com David Luiz (seu companheiro de PSG), porém sem a abraçadeira de capitão, que deve permanecer com Neymar.

A convocação de nomes que atuam fora do País, caiu nas graças dos dirigentes dos clubes que estão na reta final do Brasileirão e Copa do Brasil. O pedido foi feito pelo próprio presidente da CBF, José Maria Marin e, prontamente atendido pelo comandante da Seleção.


“Pedimos ao Dunga e ao Gilmar para que buscassem ao máximo conciliar as necessidade da seleção e de todos os clubes que disputam os diversos campeonatos em andamento. Queremos agradecer a colaboração e a compreensão dos dirigentes e dos técnicos no Brasil", revelou o cartola antes da divulgação da lista.

Dunga convocou dois estreantes: Roberto Firmino, do Hoffenheim, e Luiz Adriano, do Shakhtar Donetsk (que marcou cinco gols em uma única partida da Champions League esta semana). Além dos novatos, ainda há outros dois nomes que pouco estavam esquecidos na seleção: Douglas Costa, que só participou de um período de treinos e o goleiro Neto, convocado quando Mano Menezes, quando testava a equipe olímpica em 2012.

"Não é que desta vez nós pensamos nos clubes brasileiros, nós sempre pensamos nos clubes, mas também temos que pensar na seleção, no futebol brasileiro. Cada momento é especial. Somos sensíveis à responsabilidade que os clubes têm, chegou o momento de abrir mão de alguns jogadores, dar oportunidades a alguns jogadores que estão lá fora. Só fizemos quatro jogos até agora. Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil estão chegando ao final, era o momento oportuno de cada um ceder um pouco", explicou Dunga.

Além da lista dos 23 jogadores, o coordenador de Seleções, Gilmar Rinaldi, também aproveitou para divulgar o nome do auxiliar pontual para os próximos amistosos. O ex-zagueiro Oscar Bernardes, que participou das Copas do Mundo de 1978, 1982 e 1986, ocupará a função especial durante o período. A Seleção Brasileira enfrenta a Turquia, no dia 12 de novembro, em Istambul e no dia 18 de novembro, a adversária será a Áustria, em Viena.

Segue a lista completa dos convocados:

Goleiros:

Rafael Cabral - Napoli
Neto - Fiorentina
Diego Alves - Valência

Zagueiros:

David Luiz - PSG
Marquinhos - PSG
Thiago Silva - PSG
Miranda - Atlético de Madrid

Laterais:

Mario Fernandes - CSKA Moscou
Alex Sandro - Porto
Filipe Luís - Chelsea
Danilo - Porto

Meias e atacantes

Luiz Gustavo - Wolfsburg
Rômulo - Spartak Moscou
Fernandinho - Manchester City
Casemiro - Porto
Oscar - Chelsea
Firmino - Hoffenheim
Willian - Chelsea
Neymar - Barcelona
Philippe Coutinho - Liverpool
Lucas - PSG
Luiz Adriano - Shaktar Donetsk
Douglas Costa - Shaktar Donetsk

Publicidade
Publicidade