Publicidade
Esportes
Craque

Eleição: Escolha o nome dos mascotes dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro

Depois da apresentação dos mascotes Olimpíco e Paralímpico começa agora a fase de escolha dos nomes. 24/11/2014 às 11:27
Show 1
Mascotes foram apresentados no último domingo
acrítica.com Manaus (AM)

Chegaram os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016! Inspirada na fauna e flora brasileira, a dupla foi revelada ao público na noite de domingo (23). Com influências variadas da cultura pop, de elementos da animação e personagens de videogame, os mascotes serão embaixadores dos Jogos, principalmente junto ao público infanto-juvenil.

“Os mascotes são um dos símbolos mais importantes dos Jogos porque eles criam um elo emocional com o nosso público e são os verdadeiros embaixadores do evento, criando uma conexão especialmente com as crianças”, explica Beth Lula, diretora de Marca do Comitê Rio 2016.

A dupla foi apresentada ao público, mas sua origem remete ao dia 02 de outubro de 2009 – data em que foi anunciada a vitória do Rio como cidade-sede dos Jogos – e é um misto de ficção com realidade.

De acordo com os criadores, o mascote Olímpico representa a diversidade dos animais do País -  tem a agilidade dos felinos, o gingado dos macacos e a leveza das aves. Já o Paralímpico é uma inédita mistura da flora brasileira - está sempre crescendo e superando obstáculos. Ambos são criaturas mágicas e prometem encantar a todos com seus superpoderes.

“Os mascotes Rio 2016 representam a diversidade da nossa cultura, do nosso povo, a nossa alegria, o nosso jeito de ser. Ambos são criaturas mágicas, com superpoderes, que têm tudo a ver com o universo do público infanto-juvenil, que a gente quer tanto engajar para o nosso evento”, conta Beth Lula.

E, antes de qualquer coisa, os mascotes Rio 2016 também são conectados. A dupla tem perfis próprios no Facebook (Olímpico e Paralímpico) e no Twitter (Olímpico e Paralímpico), além de um site exclusivo com atividades desenvolvidas especialmente para as crianças

Escolha dos nomes

Como eles ainda não foram batizados, o público terá a chance de ajudar a escolher seus nomes. Três pares estão em votação - um nome para o mascote Olímpico, outro para o Paralímpico, respectivamente: Oba e Eba; Tiba Tuque e Esquindim; e Vinicius e Tom. A votação está aberta até o dia 14 de dezembro no site dos mascotes e no perfil do Rio 2016 no Twitter (@Rio2016).

A Birdo Produções, de São Paulo, é quem assina o projeto. Sob direção de Luciana Eguti e Paulo Muppet, sócios e fundadores, a empresa já recebeu prêmios nacionais e internacionais e é considerada um dos estúdios de animação mais criativos do mundo.

 Para chegar até eles, o Comitê Rio 2016 realizou uma concorrência de abrangência nacional, da qual participaram empresas de publicidade, design, ilustração e animação. E contou ainda com a consultoria dos diretores do Anima Mundi - maior festival de animação das Américas e referência internacional do setor - para desenhar todo esse processo.

Publicidade
Publicidade