Publicidade
Esportes
Craque

Em curso, especialista dá dicas de como as mulheres podem se defender em casos de agressão

Em Manaus, a academia da Federação Brasileira de Krav Magá, localizada no Fazendário Clube, no Parque Dez, realiza aulas especiais de defesa pessoal exclusivamente para mulheres 17/03/2015 às 16:41
Show 1
Aulas de defesa pessoal estão "fazendo a cabeça" das mulheres amazonenses
vanessa marques ---

CONFIRA AQUI GALERIA DE IMAGENS 

“Mulher é frágil, não sabe se defender”. É o que muitos dizem sobre a desvantagem física da mulher em relação ao homem. Mas, o que nem todo mundo sabe é que existem técnicas que podem ajudar às mulheres a se protegerem de uma agressão. Um dos métodos utilizados para defesa pessoal feminina é o Krav Magá, sistema de combate desenvolvido em Israel que utiliza técnicas de luta, torções e defesa contra armas como facas e bastões, por exemplo.

Em Manaus, a academia da Federação Brasileira de Krav Magá, localizada no Fazendário Clube, no Parque Dez, realiza aulas especiais de defesa pessoal exclusivamente para mulheres. No aulão são apresentados alguns golpes que podem ajudá-las a se protegerem, e de acordo com os professores, qualquer uma pode aprender. “São golpes para ser utilizados diante de uma situação de perigo, como uma agressão doméstica ou um ataque na rua”, conta o professor Ricardo Castro, responsável pelas aulas.

Ele explica, ainda, que é preciso saber o momento certo de agir, para que a mulher não corra mais riscos, “As técnicas devem ser utilizadas com preparo, no tempo certo e em situações que seja possível realizar os golpes”. Mesmo de posse das técnicas ele recomenda que em um assalto é importante não reagir.

A empresária Lívia Levinthal, de 28 anos, é aluna de Krav Magá. Para ela, o uso das técnicas é importante principalmente para mulheres que sofrem violência doméstica. “Infelizmente vivemos num mundo cada vez mais violento, e as mulheres são os principais alvos, e no curso descobrimos que somos capazes de nos defender independente do tamanho do agressor”, afirma.

O curso ensina golpes que podem ser usados quando o agressor ataca tanto por trás ou pela frente, sempre de uma forma que a vítima obtenha resultado e consiga se livrar.

A primeira aula de defesa pessoal da academia aconteceu na última sexta-feira. Ao todo 25 mulheres participaram de uma aula especial onde, de acordo com o professor Ricardo, as vagas foram preenchidas em poucos dias. “A alta procura por mulheres pelas aulas de defesa pessoal mostra que elas estão buscando alguma forma se defenderem de agressões”, diz o professor, que pretende criar novas aulas especiais para mulheres, também com a temática voltada para a defesa pessoal. O interesse delas por atividades físicas que envolvam lutas tem crescido bastante.

O que é o Krav Magá?

Criado na década de 40, o Krav Magá é uma técnica israelense que visa impedir que o ataque atinja o alvo e, ao mesmo tempo, simplifica e aumenta a força dos movimentos do contra-ataque.

O aluno pode fazer os movimentos de ataque e defesa, utilizando a transferência de peso e a força de explosão, potencializando a ação independentemente da força física. O auto-controle é essencial em uma situação de agressão, tanto da mente quanto do corpo. Na luta os movimentos são curtos e, por conseqüência, se tornam mais rápidos.

Serviço
O que: Curso de Krav Magá
Onde: Academia da Federação Brasileira de Krav Magá no Fazendário Clube
Informações: 99132-2669



Publicidade
Publicidade