Publicidade
Esportes
Furnas educa

Embaixadora de projeto, Daiane dos Santos visita escola ribeirinha em Manaus

Visita faz parte das ações do projeto, que está sendo executado este mês nas escolas da rede pública municipal de ensino de Manaus. 25/08/2016 às 18:42
Show 25 08 16 projeto furnas educa.foto lton santos  6
Formada em educação física, a ginasta e a equipe do programa realizaram a apresentação do projeto aos 88 alunos da educação infantil / Foto: Lton Santos / Semed
acritica.com* Manaus (AM)

A ex-ginasta Daiane dos Santos, campeã mundial no solo em 2003 e com participação nos Jogos Olímpicos de Atenas, Pequim e Londres visitou, na manhã desta quinta-feira, 25, a Escola Municipal São Francisco, na comunidade São Francisco, na Costa do Tabocal – Rio Amazonas, zona Ribeirinha.

A atleta é embaixadora do Programa Furnas Educa e a visita faz parte das ações do projeto, que está sendo executado este mês nas escolas da rede pública municipal de ensino de Manaus.

O programa, desenvolvido por Furnas - empresa subsidiária da Eletrobrás e vinculada ao Ministério de Minas e Energia, ensina crianças e adolescentes sobre os benefícios do uso consciente da energia elétrica, a importância de se preservar o meio ambiente e os perigos da realização de queimadas, principalmente sob torres e linhas de transmissão.

Formada em educação física, a ginasta e a equipe do programa realizaram a apresentação do projeto aos 88 alunos da educação infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de forma lúdica, com jogos e brincadeiras.

A chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Edilene Pinheiro, destacou a presença do programa com os alunos da zona ribeirinha que vivem próximo da natureza e falou sobre a presença de alguém como Daiane.

“Esse programa vem só fechar o que a escola realiza com a questão do meio ambiente e as queimadas. É importante para eles esse momento, por morarem numa comunidade ribeirinha. Isso contribui mais ainda com a questão do cuidado com o meio ambiente, a água, a energia, além da figura da Daiane dos Santos que motiva mais esses alunos”, contou.

De acordo com coordenadora do Programa Furnas Educa, Karen Costa, o programa sempre busca alcançar alunos das zonas mais distantes do país. “O programa em primeiro lugar é o acesso à informação para todos. É fundamental que nós possamos trazer essa consciência ambiental, sobre a questão da economia da energia, preservação da natureza, ainda mais aqui numa escola distante da capital, onde nós precisamos marcar presença”, explicou.

Acostumada a visitar todos os cantos do país, Daiane dos Santos, ficou impressionada com a beleza amazônica e o interesse dos alunos com a temática. Para ela, a educação não tem fronteiras e muito menos dificuldades para levar o conhecimento para pessoas, seja na área Urbana ou Rural.

“A ideia do projeto é que nós possamos sair das grandes cidades e atingir todas as crianças. É importante passar um pouco do que aprendemos sobre consciência ambiental a esses alunos, bem como, eles possam mostrar um pouco da realidade deles para nós”, disse.

Há 30 anos na direção da escola, Maria da Conceição Ferreira Pinheiro, ficou satisfeita com a presença da ginasta e da esquipe do projeto. “Esse programa só veio para somar ao trabalho realizado em nossa escola. Tudo que vem para contribuir ajuda bastante. A vinda da Daiane dos Santos é um momento sem explicação e inesquecível, porque vai ficar na mente de todos nós”, declarou.

Maria Beatriz estuda desde os quatro anos na escola, mas aos 12 a aluna do 6º ano matutino nunca tinha vivido uma emoção tão grande com a presença da ginasta. “Não sabia o quanto a energia era importante para todos nós, como é produzida, como é feito o processo de usar a água, nem tão pouco do vento pela sua importância, assim como, o sol, o hábito de deligar a televisão. Assisti pela televisão a Daiane e ela estar aqui é maravilhoso e ainda mais interagindo com os alunos”, finalizou.

O Programa Furnas Educa visitou oito escolas da DDZ Rural da Semed, sendo quatro localizadas no Rio Negro e quatro no Rio Amazonas. Na zona Urbana, o projeto já realizou atividades nas Escolas Municipais Ruth Costa (Aleixo), Hemetério Cabrinha (Coroado), Raimunda Barroso Ramires (Ouro Verde), Álvaro Valle (Jorge Teixeira) e Escritora Zélia Gattai (Gilberto Mestrinho).

Nesta sexta-feira, 26, a Embaixadora do Programa Furnas Educa, visita a Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, na Rua Ferreira Pena, 1285, no Centro da cidade.

*Com informações de assessoria 

Publicidade
Publicidade