Terça-feira, 12 de Novembro de 2019
Craque

Entrevista exclusiva, diretor executivo do Flamengo fala sobre o futebol local

E na busca por respostas que possam ajudar no soerguimento do nosso futebol, o CRAQUE conversou com Rodrigo Caetano, que “viu de perto” o acesso do Tufão da Colina



1.gif Entrevista exclusiva, diretor executivo do Flamengo fala sobre o futebol local
31/01/2015 às 20:33

Há tempos os fãs do futebol amazonense sonham ver os clubes do Estado na elite do futebol brasileiro. Para falar a verdade, ultimamente até uma Série C, já estaria de bom tamanho, uma vez que os clubes da terra não conseguem sair da Quarta Divisão, onde estamos, como diria o mitológico técnico Aderbal Lana “porque ainda não existe a quinta divisão”.

A escassez de acessos é tanta no Amazonas que não é nada difícil ver rivais torcendo um pelo outro na disputa do Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão. O que vale é ter alguém subindo, como aconteceu com o São Raimundo em 1999.



E na busca por respostas que possam ajudar no soerguimento do nosso futebol, o CRAQUE entrevistou um especialista do em futebol brasileiro, o diretor executivo do Flamengo, Rodrigo Caetano, que “viu de perto” o acesso do Tufão da Colina.

“Por conhecer um pouco do futebol e da história em geral, a gente sempre acompanhou a história do futebol amazonense. Teve uma grande força mais recentemente com o São Raimundo e joguei aqui com o Brasil de Pelotas. Cheguei a pegar um Vivaldão Lotado em 1999 e acompanhei grandes campanhas de Nacional e Rio Negro”, disse o ex-meia Rodrigo Caetano, relembrando o mata-mata antes das quartas-de-final da Série C em que o Tufão venceu por 4 a 1 o clube gaúcho.

Acostumado com vitórias e apontado pela mídia esportiva como um dos melhores cartolas da atualidade, Rodrigo dá dicas para que os dirigentes locais possam mudar a história os clubes, primeiramente fora das quatro linhas.

“Acredito que o que falta mesmo é um intercâmbio maior com os demais Estados do País e um investimento que realmente tenha um projeto por trás e que busque a ascensão de divisões”, explicou, ao mesmo tempo afirmando: “Se tiver esse projeto e chegar na Série C e principalmente numa Série B, acredito que (o futebol do Amazonas) volta ter visibilidade”, destacou.

Exemplo campeãoO gestor do Flamengo, com passagem por Grêmio, Vasco e Fluminense, que esteve em Manaus acompanhando a equipe carioca durante o Super Series, em que o Flamengo levantou a taça de campeão do torneio de pré-temporada, destacou o trabalho de um time emergente do Centro-Oeste do Brasil.

“Fazendo uma mera comparação. O futebol do Mato Grosso esteve fora durante muito tempo e o Luverdense conseguiu com um projeto bem sustentado financeiramente, dando um passo de acordo com que pode, recuperar o espaço na mídia novamente do futebol do Mato Grosso. Acredito que isso pode acontecer muito bem aqui novamente, mas desde que tenham responsabilidade nos projetos”, afirmou.

Três perguntas para Rodrigo Caetano diretor executivo de futebol do Flamengo

1 - Como funcionaria um projeto para que os times locais subam de divisão?
Com investimentos que sejam sólidos, que não seja algo esporádico, mas que tenha um período maior de investimento visando resultados. Um intercâmbio com as equipes grandes será bom.

2 - O que leva um clube a tentar um acesso sete vezes, como o caso do Nacional na última década, e nunca conseguir?
Se não tiver planejamento vai viver de fatos isolados, campanhas esporádicas, a qual tem o resultado muitas vezes imediatos, mas não têm consistência e não tem sustentabilidade para o futuro.

3 - Qual avaliação da passagem por Manaus?
Sou muito grato em vir aqui. Sempre que vim, independentemente do clube que aqui estive, recebi um carinho muito grande. O povo daqui é muito carinhoso e consegue transmitir um carinho e um orgulho por ser torcedor de Flamengo, Vasco, outros clubes do Rio. Nós saímos daqui com as baterias recarregadas. Espero que no próximo evento tenha uma equipe daqui de Manaus participando, isso traria um grande resultado em nível de intercâmbio.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.