Publicidade
Esportes
FUTEBOL 7

Equipes do Amazonas disputam campeonatos nacionais de Futebol 7 a partir desta quinta (11)

O Spurs Norte irá jogar a Liga F7, que dá vaga para a "Libertadores" da modalidade. Já o Smille Júnior participará do Campeonato Brasileiro nas categorias de base 08/10/2018 às 20:44 - Atualizado em 09/10/2018 às 08:24
Show times e757cb63 1d00 4b47 9a60 51b71e093924
Fotos: Divulgação
Jéssica Santos Manaus (AM)

As equipes Spurs Norte F7 e Smille Jr., duas das grandes representantes do Amazonas no Futebol 7, irão representar o Estado em competições importantes pelo Brasil nesta semana. 

A Spurs Norte F7, de Manaus, será a única representante da região norte a disputar a Liga Fut 7, principal competição de futebol de sete do país. A Liga Fut 7 acontecerá entre os dias 12 e 14 de outubro em São Paulo. Os jogos serão realizados no Clube Lausanne Paulista e contarão com a participação de 30 times, sendo 18 no masculino e 12 no feminino. A grande final do campeonato acontece apenas no dia 25 de novembro, em cidade a definir.

Premiação

Os campeões serão os próximos representantes do país na Liga das Américas de Futebol 7, considerada a Libertadores da modalidade, que será disputada em Montevidéu (URU). Além da vaga, os times terão as despesas pagas para o evento. O campeão da Liga Fut7 ainda ganha a vaga no Campeonato Mundial de Clubes que será disputado entre os dias 8 e 10 de dezembro, em Curitiba, com a participação de equipes de 16 países.

Para fazer bonito na comeptição, o Spurs tem intensificado os treinamentos para participar pela primeira vez de uma disputa nacional. “Somos um time jovem, só disputamos o campeonato amazonense de 2018, agora estamos disputando a taça Amazonas, começamos com três vitórias, e estamos bem animados em representar o Amazonas na Liga Fut 7”, destaca Ruann Alves, presidente-fundador do time.

A equipe de fato é jovem, mas conseguiu o feito de impressionar desde o início da sua trajetória.  “Fomos vice-campeões do campeonato amazonense de futebol 7, e a partir dessa campanha, como a gente divulga muito o clube nas redes sociais, fomos convidados a participar da principal competição do país”, conta Ruann.

A equipe está eufórica com a proximidade do início do campeonato, mas sabe que enfrentará alguns dos principais times brasileiros, logo na primeira fase da Liga. “Saiu a nossa chave, e já vimos que vamos enfrentar times fortes como o Corinthians, atual campeão paulista, e o Atlético – PR, que é o atual campeão da Liga das Américas, mas estamos aí e queremos fazer bonito”, disse Ruann.

E para “fazer bonito”, Ruann conta que a equipe tem feito tudo o que pode. “Realizamos treinos apenas uma vez por semana, quando dá mesmo, porque os atletas não vivem disso, é tudo por amizade, então eles têm faculdade, trabalham, e precisamos ajustar horários para dar certo. Mas agora, perto da competição, temos marcado mais treinos, ou seja, estamos intensificando os treinamentos”.

Esforço mútuo

Apesar de a equipe ser a única a representar o norte em nível nacional na categoria, ela não possui apoio público ou privado e, por isso, seus integrantes estão fazendo o esforço de pagar a viagem. “Cada um custeou sua passagem, hospedagem, e é assim que a gente vai, sem nenhum apoio, mas estamos ralando, com toda dificuldade, apenas com a vontade, minha e dos demais integrantes da equipe”.

História da equipe

O Spurs Norte F7 foi criado há pouco mais de um ano, com o nome que homenageia a torcida do Tottenham (Londres), e possui jogadores com experiência nacional e internacional. Richard e Leo ‘Balada’, pro exemplo, já jogaram na Polônia e Alemanha; Françoar já passou pela Eslovênia e por times do Rio e do Amazonas.

Smille Jr.

A equipe de futebol sete do Amazonas, Smille Júnior, vai representar o Estado no Campeonato Brasileiro de Fut7 – Base, que será realizado na cidade de Recife – PE, entre os dias 11 a 14 de outubro. O evento, realizado pela Federação Nacional de Futebol 7, oferecerá, ao campeão, vaga  para o Campeonato Mundial de Clubes Base 2019, que será realizado em São Paulo – SP. Participam do campeonato times sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17, sendo que o Smille Jr. levará representante da categoria sub-17.

Oito times compõem a duas chaves do campeonato. São eles: Academia Pentágono, Amigo 10, Duart’s FC, pfc Dortmund, CT Caxangá, Condor, Cruzeiro e o Smille Jr. O primeiro jogo da equipe será na próxima quinta (11), contra o Condor.

O técnico do Smille Jr., Thiago Lima, disse que a preparação com a equipe para o campeonato vem sendo feita desde o final de julho e falou também do histórico do time. “Ano passado disputamos a etapa Norte do Brasileiro que aconteceu em Manaus e fomos vice-campeões. Desta vez, o desafio será em Recife com a maioria de adversários do Nordeste do Brasil”, ressaltou.

Ele conta que a equipe está mais confiante do que nunca. “Acho que por conta das nossas últimas competições, Buenos Aires Cup na Argentina, Brasileiro no ano Passado, Campeonato Amazonense, a experiência traz uma confiança maior! Mas apesar de tudo, estamos focados para representar bem o Amazonas!”, disse Thiago.

Spurs Norte F7

Goleiros: Thiago Filgueiras, Janderson Guilherme. Fixo: Lucas Bueno, Richard Brito, Thiago Felipe, Hemerson Baú. Ala: Leonardo Oliveira, Alan Rilbert, Leopoldo Moura, Kevin Smith, Lucas Braga, Yorran Lana. Meio: Ozemar Jr., Françoar Alves, Pivô: Pablo

Técnico: Ruann Alves

Smille Jr.

Davi Araújo, Enzo Raúl, Lurian Cazemiro, Patrick Szabo, Ícaro Geovane, Leandro Oliveira, Lucas Barros, Victor Hugo, Yago Almeida, Gabriel Recife

Técnico: Thiago Lima

Publicidade
Publicidade