Publicidade
Esportes
COMPETIÇÃO

Equipes estão prontas para o torneio Neymar Jr's Five, que acontece neste fim de semana

As equipes Smile F.C. e Tufão C.D.D. estão confiantes e bastante animadas para as disputas do próximo fim de semana. 25/03/2017 às 07:40
Show zcr0225 03f 1
Várias das equipes são formadas por amigos de infância que não quiseram perder a chance de disputar o maior campeonato de futebol de cinco do mundo. (Foto: Antônio Lima)
Jéssica Santos Manaus (AM)

A bola vai rolar para 100 equipes amazonenses na Seletiva Red Bull Neymar Jr’s Five, neste sábado e domingo, 25 e 26, a partir das 8h, na Arena da Amazônia, Zona Centro-Sul de Manaus. É a primeira vez que a seletiva ocorre em Manaus, e os garotos do Smile F.C. e do Tufão C.D.D. estão ansiosos para o maior torneio de futebol de cinco do mundo.
 

Smile F.C.
A Smile F. C. surgiu há cinco anos, junto com o “boom” de formação de equipes de futebol society, em Manaus. “Reunimos amigos de várias idades para jogar num condomínio, mas logo formamos um time para os campeonatos, e nos destacamos”, conta o responsável da equipe, Thiago Lima. O Smile F.C. venceu oito campeonatos logo no início de sua trajetória, e ficou mais de 50 jogos sem perder.

O Smile F.C. nasceu como uma brincadeira entre amigos, mas depois a equipe começou a levar a coisa a sério, e está confiante para o Neymar Five. (Foto: Antônio Lima/A crítica)

Depois, Thiago se tornou educador físico, e a equipe entre amigos tornou-se uma escola de futebol. “Acabei me tornando empreendedor esportivo por causa daquela brincadeira no futebol”, conta ele. 


Com cerca de 20 atletas competitivos na Smile, Thiago dividiu a equipe em três times para que todos pudessem participar do Neymar Jr’s Five: a Smille, Joker e Portland. “Todos estão empolgados, já que é um torneio mundial”, disse Thiago.


A Red Bull Neymar Jr’s Five é disputada no formato cinco contra cinco, e cada vez que um time faz gol, o adversário perde um jogador. Para vencer, é preciso eliminar uma equipe inteira em menos de 10 minutos ou fazer o maior número de gols até o fim da partida. “Pode parecer um jogo muito diferente, mas é estilo Fifa Street que todos jogam nos games e nas quadras, então temos experiência nesse formato”, garantiu Thiago.

Um dos destaques da Smile F.C. é Walter José Antunes, 16. Walter José começou a jogar bola com cinco anos, e depois que entrou para uma escolinha de futebol da cidade, interior de São Paulo, começou a disputar campeonatos pela região.Depois, Walter veio para Manaus e, depois de idas e vindas, foi convidado por Thiago para reforçar o Smile F.C. e aceitou jogar futebol society, coisa nova para ele. "Estou no Smile desde setembro de 2016, e agora que vamos jogar o Neymar Five estou bem empolgado, parece ser uma ótima experiência, e acho que temos muitas chances de vencer, porque estamos bem entrosados", disse ele. 

Tufão C.D.D
O time que homenageia o São Raimundo e a Comunidade de Deus uniu amigos de infância para as disputas de futebol. “Brincamos desde crianças, então resolvemos montar o time para brincar nos campeonatos, a gente apanha muito, mas gostamos muito de futebol”, disse Carlinhos Silva, jogador e capitão da equipe nos campeonatos. Para o Neymar Jr’s Five, o plano também é se divertir. “Se chegarmos longe tudo bem, nós vamos pra cima,  mas o importante é participar”, disse.

O Tufão C.D.D é formado por amigos de infância que se reúnem para jogar futebol e se divertir. Este é o principal objetivo da equipe no Neymar Five. (Foto: Antônio Lima/A crítica)

Carlinhos pode dizer que o futebol lhe sempre trouxe felicidades. Aos quatro anos de idade, ele sofreu um acidente grave, com queimaduras pelo corpo. Por causa disso, Carlinhos não tinha vontade de sair de casa, mas o futebol mudou isso. “Eu tinha muita vergonha, mas quando o treinador Antônio me levou para jogar futebol no bairro, deixei tudo isso de lado”, disse ele.

A equipe do Tufão não tem tempo de treinar todos os dias, mas fez seus treinos nos finais de semana. "Jogamos juntos sempre que podemos, e estamos bem ansiosos e confiantes para o Neymar Five. O que queremos mesmo é colocar o Tufão na mídia", conta o jogador do time, Luís Paulo.

Neymar Jr's Five no mundo

54 países e quase 10 mil jogadores estão inscritos para o Neymar Jr’s five 2017.  No ano passado, a equipe Anjos da bola, do Rio de janeiro, foi a campeã mundial.

Da seletiva do Amazonas sairá a equipe finalista que vai competir na etapa nacional do torneio, que acontecerá no dia 28 de maio, em Salvador. O vencedor do evento garante vaga para a final mundial, que será realizada no Instituto Projeto Neymar Jr, em Praia Grande, São Paulo.

Além de Manaus, as seletivas brasileiras do Neymar Jr’s Five acontecem em Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Macapá (AP), São Paulo (SP), Recife (PE), Curitiba (PR) e Salvador (BA).

O Torneio

A competição é destinada a jovens entre 16 e 25 anos, e o torneio será no estilo “cinco contra cinco”. Neste ano a competição terá uma novidade: agora cada equipe poderá ter dois jogadores mais experientes, com idade acima do permitido. Para participar, basta que eles inscrevam um time para as qualificatórias e esperem pelo e-mail de confirmação.

Os inscritos terão que mostrar tudo o que sabem dentro de campo, sem esquecer do formato de jogo: são cinco jogadores de cada lado e cada vez que um time faz gol, o adversário perde um jogador. Para vencer, é preciso eliminar uma equipe inteira em menos de 10 minutos ou fazer o maior número de gols até o fim da partida.

O campeão do torneio receberá como prêmio o convite para assistir a um jogo do Barcelona, na Espanha, tendo a oportunidade de ver Messi, Suárez e Neymar Jr dando show em campo pelo time do Barça.

 

Publicidade
Publicidade