Publicidade
Esportes
Escolinha

Escolinha de futebol ‘Filhos do Leão’ muda vida de crianças e jovens no Novo Reino 1

Ao todo, 18 crianças entre cinco e 12 anos participam das atividades esportivas, além de receberem orientação religiosa e acompanhamento escolar 30/09/2016 às 11:56
Dani Brito

Com o objetivo de ocupar o tempo das crianças da região com o esporte e levar a palavra de Deus para os pequeninos, a escolinha de futebol “Filhos do Leão” vem fazendo a diferença na comunidade Novo Reino 1, localizada no bairro Tancredo Neves, zona Leste de Manaus. São apenas cinco meses de trabalho, mas o projeto social já colhe frutos da persistência.

Ao todo, 18 crianças entre cinco e 12 anos participam das atividades esportivas, além de receberem orientação religiosa e acompanhamento escolar. As aulas de futebol são realizadas em um campinho localizado na rua Almir Cardoso, que fica bem no centro da comunidade. Idealizador da “Filhos de leão”, o operador de máquina copiadora Luiz Eduardo da Silva França, o “Dudu”, 29, disse que sempre teve a preocupação com o futuro das crianças do local. Como o tráfico de drogas é muito intenso no Novo Reino 1, Dudu resolveu dar uma nova opção de vida para a garotada. “Vi a necessidade de ter um lugar onde as crianças tivessem a oportunidade de ocupar o tempo delas com o esporte, ao invés de estarem pelas ruas, à toa”, pontuou.

Uma das crianças contempladas pelo “Filhos de Leão” é a pequena Jaqueline Estefânia Cunha da Silva, de 9 anos. A menina é estudante do 4º ano do ensino fundamental e entrou na escolinha para melhorar a saúde, já que além de estar um pouco acima do peso, apresentou colesterol alto em exames médicos. “Ficamos muito preocupados quando vimos que nos exames dela o colesterol estava alto e imediatamente mudamos a alimentação dela, além de incentivarmos a prática da atividade física”, disse o pai da menina, o motorista carreteiro Franciclei Castro. E a resposta veio tanto na melhoria do desempenho físico dela como nos novos exames clínicos. “Voltamos a fazer exames e levá-la no médico. Para a nossa alegria agora hoje ela está bem”, revelou o pai, destacando que a filha deve continuar na escolinha.

Outra criança beneficiada pelo Filhos de Leão é Witalla Bruna Pinto Ferreira, de 10 anos. Ela faz parte do projeto há quase dois meses e viu nas atividades uma forma de superar a perda da mãe, ocorrida poucas semanas antes de participar da escolinha. Segundo o tio da pequena jogadora, o promotor de vendas Varlesson Martins Pinto, desde que a mãe da menina morreu o futebol tem sido a grande distração dela. “Quando ela está brincando e jogando com as outras crianças percebemos que ele se sente bem. Os dias não têm sido fáceis, mas com a ajuda das outras crianças e do professor do projeto estamos superando os problemas”, disse o tio de Witalla. A jogadora segue treinando e já tem planos para continuar no esporte e evoluir com a equipe. O projeto também transformou a área onde as aulas acontecem. Antigamente, o local era um ponto de venda e consumo de drogas. O campo também já foi local de disputa de terra por invasores. “Antigamente a gente usava só uma parte do terreno, porém, agora limpamos toda área e com isso conseguimos um espaço maior”, disse Dudu.

Assistência para pais e filhos

As aulas de futebol são realizadas de segunda à quinta-feira, das 18h30 às 20h30, no campinho que fica na rua Almir Cardoso, próximo à caixa d´água da comunidade.

Aos sábados, são realizados torneios entre a molecada para colocar em prática o que eles estão aprendendo. Geralmente esses jogos acontecem durante o dia, já que as crianças estão de folga da escola. Durante os torneios, além de jogarem futebol, as crianças participam de palestras sobre assuntos como violência doméstica, drogas, respeito aos pais e idosos e orientação espiritual e religiosa.

“Fazemos sempre uma programação juntando o esporte com orientações para esses meninos. Acredito que desta forma estamos ajudando a formar cidadãos de bem, longe de coisas ruins, principalmente das drogas”, destacou o idealizador do projeto.

Para os pais das crianças, as atividades também são bem vindas, uma vez que unem esporte a educação.

Como o projeto funciona no centro da comunidade, os pais dos alunos acompanham de perto aos treinos e jogos da garotada.

Serviço

O que: Projeto Escolinha Filhos de Leão

Quando: Segunda a quinta

Onde: Av. Almir Cardoso, Comunidade Novo Reino 1

Quanto: Gratuito

Informação/doações: (92) 99127-3357, com Dudu.

Publicidade
Publicidade