Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
Goleiro_B47125DE-B7E9-44FD-A313-01F8ED60CAF6.jpg
publicidade
publicidade

JOVENS GOLEIROS

Escolinha do Santos lança em Manaus turma específica para treinamento de goleiros

Indo na contramão do sonho da molecada em ser artilheiro, essas "ferinhas" sonham mesmo é em fechar o gol


17/12/2018 às 15:30

De praxe, o sonho de todo moleque é ser jogador de futebol. Mas sempre jogando no ataque ou no meio campo. Agora imagina, aparecer um menino com vontade de jogar no gol? 

Há dois meses a escola de futebol Meninos da Vila, localizada na avenida Efigênio Sales, bairro Parque Dez (Zona Centro-Sul de Manaus), adotou a metodologia de treinamentos para goleiros. A necessidade para aprimorar o trabalho de goleiro dentro do clube, deu origem a escola de goleiros. “Nós criamos essa escola de goleiros e graças a Deus tem sido aceito bem por todos eles, tem pouco tempo da escola, mas eles têm evoluído muito, principalmente os mais novos”, comentou o coordenador da escolinha, David Filho.

Como franquia oficial do Santos Futebol Clube, os materiais de estudo adotados nas categorias de base do Peixe passa por fase de implementação da mesma linha de preparação dos goleiros na escolinha, sob o comando do venezuelano Daniel Eduardo. O treinador dos “guarda redes” dos Meninos da Vila de Manaus, com 20 anos, compartilha suas experiências de goleiro por dois clubes de Roraima: São Raimundo e Baré onde atuou no time sub-20 e profissional. Há um ano Daniel trabalha na Escola e disse que está feliz pela oportunidade de ensinar os pequenos “porteiros” do clube.


“O professor David me chamou pra trabalhar na escola, estou muito contente pela oportunidade. Para trabalhar com os jogadores na verdade é difícil, mas não impossível. Na verdade os meninos estão muito bem, dinâmica, trabalhando fortemente, estão se dedicando todo dia pelo horário, pelas turmas, mas está melhorando bastante”, avaliou.

Luvas de goleiro: herança de pai pra filho

“Meu pai me inspirou, por ele jogar no gol. Comecei a ver meu pai jogando no gol com os amigos dele, gostava do jeito que ele jogava, do jeito que  caía pra defender ”, revelou o jovem   goleiro,  Agnaldo Neto,  que aos 9 anos tem como  inspiração e principal ídolo o pai-coruja Mario Silva. 

“Foi uma surpresa pra mim, eu colocava ele na escolinha, e colocava ele na linha. A  gente sabe que ser goleiro não é mole. A gente sofreu a vida inteira e ainda sofre que a gente ainda joga bola. Mas aí, um dia ele falou pra mim que não tava gostando de treinar, porque ele queria ser goleiro”, recorda Mario Silva  surpreso com a escolha do filho. 

Em uma brincadeira em casa com o filho, tudo começou para o goleiro do time Sub-11 da Escolinha do Santos-Manaus. O  pequeno arqueiro também falou dos sonhos que almeja realizar. “Eu quero jogar na Seleção Brasileira, e quero jogar no meu time de coração, o Vasco da Gama”, disse.
Jogar no gol é chamar grandes responsabilidades para si, e isso não é problema para Agnaldo Neto, pois o  apoio da família e dos professores sustentam a vontade do goleiro da nova geração amazonense.

Os goleiros mais velhos da Escolinha serviram de inspiração para os novos atletas

O interesse dos atletas menores para jogar no gol veio através dos treinamentos dos mais velhos. A cor do uniforme e as luvas chamaram atenção dos novatos na Escolinha. O trabalho realizado em pouco tempo, tem como resultado o aumento do interesse de crianças para participar dos treinamentos no gol. A forma de treinos aplicada na escolinha para os arqueiros é dividida por faixa etária e horários diferentes.

“Todos fazem o mesmo trabalho, mas cada um de acordo com sua categoria, sua idade. Aí vem a questão da força e é feito esse trabalho específico. Todos têm o mesmo trabalho, mas só diminui a intensidade, devido a idade, a força de cada um”, comentou David Filho, coordenador da Escolinha dos Mennos da Vila  em Manaus.

12 goleiros

Entre 6 e 15 anos fazem parte da Escolinha Meninos da Vila em Manaus. Desse número, mais da metade se inscreveu com o sonho de virar um “novo Taffarel”.

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.