Quarta-feira, 22 de Maio de 2019
FUTEBOL

Equipes iniciam preparativos a um mês do início do Amazonense de Futebol Americano

Com quatro equipes, o campeonato não terá a participação do pentacampeão Manaus Cavaliers e do Manaus Raptors



fUTEBOL_AMERICANO_A918D8E4-FEED-4F52-A6A3-EF8706958309.jpg
Foto: Arquivo AC
02/04/2019 às 21:16

A um mês do início do Campeonato Amazonense de Futebol Americano, as equipes estão acertando os últimos detalhes   para dar o primeiro ‘kickoff’ (chute que dá início ao jogo) da temporada 2019. Para surpresa de muitos torcedores, somente quatro equipes disputarão o torneio, são elas: Manaus Broncos, North Lions, Black Hawks e Lobos Futebol Americano.

A Federação de Futebol Americano do Amazonas (Fefaam), ainda não definiu o dia da primeira rodada do Campeonato Amazonense, que está prevista para quatro de maio (sábado) ou cinco (domingo). A definição de horário e local devem sair durante esta semana. O sistema de disputa da primeira fase será em turno único, onde todos jogam contra todos. Quem tiver o melhor desempenho nas três rodadas, classifica-se diretamente para a final. A segunda e terceira equipe com melhor campanha, se enfrentam na semifinal, em partida única, para definir o outro finalista.

Queda de equipes

O que chamou a atenção no torneio de 2019, foi a ausência de duas equipes: o pentacampeão amazonense, Manaus Cavaliers, e o Manaus Raptors. Segundo o presidente do Raptors, Moisés Bentes, a não participação da equipe no evento, não se trata de nenhuma desavença com a federação e muito menos financeira, e sim, de baixas na equipe ofensiva.

“Queremos deixar claro que não temos nenhum problema com a Fefaam. Nós tivemos muitas baixas na nossa linha ofensiva, que fez com que perdêssemos a solidez neste setor que protege o quarterback. Por isso, decidimos não arriscar a integridade física do nosso lançador, improvisando esta linha”, explicou Bentes.

“Tudo isso foi conversado com entre diretoria, patrocinadores e jogadores. A conversa resultou em um acordo, que focaríamos no Campeonato Nacional, no meio do ano. Neste primeiro semestre, com a contratação do técnico Maike (ex-Manaus Broncos), queremos dar ênfase na pré-temporada dos nossos jogadores e dar sequência em outros projetos”, completou o mandatário do Raptors.

Liga BFA-Norte

O Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, Região Norte, começa no dia três de julho. A competição reune as oito melhores dos estados do Amazonas e Pará, que os qualificam para os playoffs nacionais.

As equipes amazonenses da disputa serão: Manaus Broncos, Manaus Cavaliers (ambas não participam do Estadual), North Lions e Black Hawks.

Amazonense de flag

A Fefaam confirmou a realização do Campeonato Amazonense de Flag Football Feminino. Até o momento, somente três equipes manifestaram interesse: as atuais campeãs Valkyrias, Manaus Broncos e o as estreantes Guerreiras Amazonas.

O torneio está previsto para o mês de maio e classifica duas equipes para a disputa do Campeonato Nacional.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.