Sábado, 14 de Dezembro de 2019
QUEBRANDO RECORDES

Estudantes do AM quebram dois recordes nas Paralimpíadas Escolares

Samuel Martins, 13, e Kelvin Cooper, 14, bateram recordes nas provas de arremesso de peso e lançamento de dardo, respectivamente, levando o ouro para o AM. Em 12 anos de participações na competição, essa é a primeira vez que o Estado consegue esse feito



76dd61d9-dfc0-45a3-8a2d-2453bf8135d9_37162A18-13B4-4F1B-944D-AD9EF57C1820.jpg Kevin Cooper, de 14 anos, medalha de ouro no lançamento de dardos. Foto: Johnny Lima
21/11/2019 às 19:58

Dois estudantes amazonense entram para a história das Paralimpíadas Escolares batendo recordes no atletismo, nas provas do arremesso de peso e do lançamento do dardo, com Samuel Miranda Martins, 13, e Kevin Kildery da Silva Cooper, de 14 anos. No segundo dia de competições, a delegação amazonense conquistou 14 medalhas.

Samuel conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso classe F43, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na cidade de São Paulo. A marca de 7,85m superou a do paratleta Bruno Henrique Silva (7,53m).



Aluno do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Milburges Bezerra de Araújo, na Raiz, Zona Sul de Manaus, Samuel nasceu com encurtamento nos tendões e realizou a cirurgia há um ano.  Descoberto pelo professor Joaquim Filho, Samuel treinou pouco tempo, antes das Palimpíadas Escolares, foram cinco sábados de treino da Vila Olímpica de Manaus e o resultado foi satisfatório para a jovem promessa no paratletismo amazonense. 


O estudante Samuel é ouro para o Amazonas. Foto: Johnny Lima

Até agora, são três medalhas conquistadas por ele, sendo dois ouros (pelota e peso) e uma prata (salto em distância), e com possibilidade de aumentar as medalhadas no peito, pois nesta sexta-feira ele ainda vai competir no arremesso do disco.

“Nunca pensei que iria bater um recorde. É Deus na frente. Agradeço muito a Deus por ter conseguido essa vaga e em segundo ao professor (Joaquim Filho), que me deu essa oportunidade de hoje estar aqui, mostrando o meu talento, que eu posso vence”, confessou o jovem paratleta, que projeta novas conquistas para o próximo ano.

“Espero melhorar ainda mais a minha força, tentar jogar mais longe a pelota e no arremesso de peso, para vencer e sempre ganhar medalha de ouro”, disse.

Tão talentoso quanto Samuel, Kevin também mostrou que tem tudo para crescer na competição escolar. Ele Já possuía duas medalhas do primeiro dia de competição e o ouro desta quinta-feira, no lançamento de dardo, coroou o favoritismo dele, com a marca de 13,1m na classe F12.

Duas pratas

Esbanjando alegria com conquistar a segunda medalha nas Paralimpíadas Escolares, Victor Darony ficou com a prata no arremesso de peso classe F11. No primeiro dia ele já havia ficado em segundo no arremesso do dardo.


O paratleta amazonense Victor Darony. Foto: Johnny Lima

Com 16 anos de idade e paratleta da Escola Estadual Padre Agostinho Martins, no bairro São Francisco, ele considera um bom resultado na sua estreia na competição escolar.

“Eu esperava (conquistar medalhas), tinha o objetivo de alcançar o que mais queria. Eu me sinto feliz, estou alegre por essa conquista, porque nunca imaginei que poderia chegar aqui”, confessou Darony, que nasceu com glaucoma congênito e tem deficiência visual total, enxergando apenas 5% de vultos.

Medalhistas do Amazonas

Victor Darony da Silva – prata no arremesso de peso classe F11
Rudney da Costa Ferreira – ouro no salto em distância classe T45
Wesley Emerson Carvalho – prata na prova dos 150m classe T12
Adriano Moura – bronze na prova dos 150m classe T47
Mário César Lopes Santos – arremesso do peso classe F37
Mônica Soares de Souza – prata na prova dos 250m TF46
Geovana Campos Souza – ouro na prova dos 250 classe T35
Samuel Miranda Martins – ouro no arremesso do peso classe F43
Pablo Kauan Nogueira – bronze no arremesso do peso classe F13
Kevin Kildery da Silva Cooper – ouro no arremesso do peso classe F12
Richard Hyller Santos de Oliveira – bronze na prova dos 250m classe T47
João Lucas dos Santos Campos – ouro no arremesso de peso classe F37
Joaquim Filho – prata como guia na corrida dos 150m
Raul de Souza Silva – ouro na natação, na prova 25m borboleta classe S9

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.